A Polícia Federal do Brasil lançou esta terça-feira a 26.ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar possíveis financiadores da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, perpetrada por apoiantes de Bolsonaro contra os três poderes em Brasília, informou num comunicado.

“No total, o Supremo Tribunal Federal expediu 18 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pare (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3)”, detalhou o documento.

Da mesma forma, especificou que foi apurada a indisponibilidade dos bens e valores dos investigados, enquanto os danos causados ​​ao patrimônio público podem chegar a 40 milhões de reais (US$ 7.592.440).


Polícia Federal
@policiafederal

#OPERAÇÃOPF | PF deflagra a 26ª fase da Op. Lesa Pátria. Foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão em diversos estados. Os danos causados ao patrimônio público no dia 8/1/2023, em Brasília/DF, podem chegar a R$ 40 milhões.


Segundo as forças policiais, “os factos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação à prática de crime, instigação à prática de crime, destruição e deterioração ou destruição de propriedade especialmente protegida”.

Além disso, o texto afirmava que “as investigações continuam e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de ordens judiciais expedidas e de pessoas capturadas”.

A operação funciona desde janeiro do ano passado e tem como alvo deputados estaduais, vereadores, empresários, agricultores, militares e influenciadores digitais.

Nardia M.

---

Foto de destaque:  IA; imagem simbólica representando a operação do Brasil contra financiadores de uma tentativa de golpe. A ilustração apresenta um grande martelo de juiz sobre um mapa do Brasil, com regiões destacadas onde as buscas foram realizadas. Documentos financeiros e moeda dispersos abaixo do mapa representam os ativos apreendidos, enquanto balanças da justiça equilibradas acima simbolizam a busca pela justiça legal, tudo enquadrado pela bandeira brasileira.