Por isso, estamos em crer, os cheganos decidiram dizer que as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa quanto à eventual reparação às ex-colónias representam “uma traição ao povo português e à sua História”!

Um miminho especial e jeitoso, chegado a tempo de salvar um PR apanhado com pés e mãos no ar pronto para uma aparatosa queda depois do golpe de estado perpetrado pela PGR/PR/opusdeistas!


Assim e para alimentar uma nova vichyssoise o sr salvar vai apresentar na próxima semana, na AR um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa!

Tudo por causa das declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português.

Em motor a ferver o sr venturinha entende que as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa representam “uma traição ao povo português e à sua História”.

Tudo porque, teimando, o PR ao tempo da inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche, voltou a defender que Portugal deve liderar o processo de assumir e reparar as consequências do período do colonialismo, deixando como propostas reparadoras, o perdão de dívidas, cooperação e financiamento.

“Não podemos meter isto debaixo do tapete ou dentro da gaveta. Temos obrigação de pilotar, de liderar este processo, porque se nós não o lideramos, assumindo, vai acontecer o que aconteceu com países que, tendo sido potências coloniais, ao fim de x anos perderam a capacidade de diálogo e de entendimento com as antigas colónias”.

Em comunicado os cheganos dizem ainda que, apesar da nota do Governo, vão chamar ao parlamento o ministro dos Negócios Estrangeiros, “para perceber se há algum tipo de contactos sobre esta matéria com os Estados lusófonos ou algum pedido específico dirigido ao Estado português”.

No palacio de Belém todos esfregam as mãos, não para as aquecer do frio mas porque a vichyssoise resultou!… à custa dos ilistas e da cheganice!

Joffre Justino