De uma forma ou de outra la foram ou desaparecendo da cena política ou até da vida terrestre!

Na realidade os tempos não iam pelos ajustes para o direito à diferença, pelo direito às minorias e não só na URSS.

Em Portugal o fascismo implantou-se em 1933, mas a ditadura nasceu e 28.05.26 num mix das direitas republicanas com os catolicismos absolutistas monárquicos

Mas ja em 1932 a Hungria era liderada por um fascista, Gömbös, em 1933 a Roménia seguia o mesmo caminho com os guardas de ferro, como também a Grécia, a Lituânia, a Polónia, e a Jugoslávia e pelo caminho ja tinham sido engolidas a Checa, a Eslováquia, a Austria

Assim pode-se dizer que o contexto europeu era assim composto de odiantes e lideranças manipuladoras das memórias, onde Estaline cabia bem na sua visão totalitária do centralismo democrático e da ditadura democrática do proletariado, ( como diria Marx depois da Comuna de Paris ) e de gentes onde o princípio um homem um voto era detestável!

Daí a necessidade de gerar um regime de ditadura personalizada quer no meio ambiente capitalista quer no meio ambiente comunista!

Estaline entretanto e porque era um ditador populista, bem mais nacionalista que comunista retocando o sentimento patriótico imperial russo transformou a II guerra na sua Guerra Patriótica e com o apoio do general inverno mas também com uma explosão industrial militarista derrotou o império nazi alemão e com a RPChina o império proto medieval capitalista japonês, numa ascensão expansionista que foi travada na Grécia e na Coreia

Aliás Portugal, a Espanha, e a Grécia, sao os grandes derrotados do pos II guerra a par do conjunto dos chamados países de Leste!

Sejamos sérios, o Dia D 6 de junho de 1944 é uma fantasia holiudesca se não integrada na derrota da Alemanha na URSS e depois pela URSS que sinteticamente podemos apresentar assim,

Em julho de 1943, os alemães tentaram uma grande ofensiva em Kursk, na Rússia que os soviéticos derrotaram em poucos dias enquanto que os restantes aliados Aliados chegavam à Sicília, na Itália, obrigando os alemães a dividirem-se nessa nova frente.

A partir de então, os alemães nunca mais tiveram sucesso nas ofensivas e no final de 1943, as forças soviéticas já haviam expulso as forças alemãs de boa parte da Ucrânia e de praticamente toda a Rússia e do leste da Bielorrússia.

Entretanto após os Aliados ocidentais terem desembarcado com êxito na Normandia, França, em junho de 1944, os soviéticos lançaram mais uma ofensiva de peso e o Exército Vermelho tomou o controle do restante da Bielorrússia e da Ucrânia, da maior parte dos Estados Bálticos, além do leste da Polónia, pelo que como se vê é obvio uma estratégia conjunta URSS plus os restantes Aliados !

Em agosto de 1944, ja as tropas soviéticas tinham atravessado a fronteira alemã para a Prússia do Leste (uma província alemã localizada entre a Polônia e a Lituânia no período entre-Guerra). 

A Wehrmacht nesse processo de invasão da URSS aprisionou milhões de prisioneiros de guerra soviéticos em campos improvisados com pouco ou nenhum abrigo contra os elementos, água ou comida e entregou centenas de milhares de prisioneiros de guerra às tenebrosas SS, e assim em fevereiro de 1942, menos de oito meses após o início da invasão da URSS, dois milhões de soldados soviéticos haviam sido assassinados em cativeiro alemão.

Em janeiro de 1945, uma nova ofensiva colocou as forças soviéticas a cerca de 160 quilômetros de Berlim e em meados de abril de 1945, o exército soviético lançou seu ataque final contra a Alemanha nazista capturando Viena em 13 de abril e cercando Berlim em 21 de abril.

A 25 de abril, as patrulhas avançadas encontraram-se com as tropas estadunidenses em Torgau, no Rio Elba, na Alemanha central, dividindo o país em dois.

Após mais de uma semana de combate intenso nas ruas de Berlim, as unidades soviéticas se aproximaram do bunker de comando central de Hitler e a 30 de abril de 1945, Hitler suicidou-se.

Berlim rende-se às forças soviéticas em 2 de maio de 1945.

Esta visão de um Dia D separada das movimentações militares soviéticas que vivemos neste 06.06.24 só tem hipótese de acontecer num qualquer filme holiudesco série B pelo que ha que dizer que Estaline não é um bom modelo mesmo que seja falso que não tenha sido um ditador bem mais eficaz que os fascios Franco e o luso salazarento e daí que se tenha visto a URSS crescer bem acima dos crescimentos ditos ocidentais !

Mas na verdade apagar a URSS do Dia D é uma coboiada para papalvo votar !

Joffre Justino