Entretanto vários moradores e comerciantes da Avenida do Marechal Gomes da Costa consideram que as estações estão a “descaracterizar” a artéria.
Atualmente, o trânsito está condicionado na Rotunda da Boavista, no Porto, para a “criação de um canal técnico inserido na obra do metrobus” com as vias da Praça de Mouzinho de Albuquerque a serem ocupadas de forma alternada, entre as 9 e as 18 horas.
Prevê-se que esta fase possa estar terminada na sexta-feira.
Já durante a próxima semana, “devido a trabalhos de pavimentação no canal do metrobus”, ficarão “im- possibilitadas” as viragens à esquerda da Avenida da Boavista para a Avenida do Marechal Gomes da Costa e da Avenida do Marechal Gomes da Costa para a Avenida da Boavista entre as 8 horas e as 20 horas.
Segue-se a Praça da Império, cuja rotunda será, a partir de meados deste mês, “alvo de trabalhos de fresagem, pavimentação e colocação de sinalização horizontal”.
Esta intervenção, sublinha a Metro do Porto, terá “várias implicações ao nível da circulação rodoviária que, por seu turno, se vão manifestar de formas diferentesemduasfases”.
A primeira diz respeito à ocupação das vias interiores da praça e a segunda às vias exteriores.
Por causa desta última, “ficam cortados os cruzamentos com as avenidas Dom Nuno Álvares Pereira, Dom Pedro IV e Marechal Gomes da Costa, bem como as ruas de Diu, Diogo Botelho e de Bartolomeu Velho”.
Quanto às estações desenhadas por ÁlvaroSiza, Rui Moreira é peremptório: “Não gosto”. “Olho para aqueles matacões, e aqueles que me incomodam mais, devo dizer até, têm uma assinatura de autor[de Álvaro Siza], que são os que estão na Avenida do Marechal Gomes da Costa.
A meu ver, deviam ser costas com costas e coisas levezinhas, en- vidraçadas, e não precisavam de ser coisas que parecem ter sido feitas pelo Obélix”, afirmou o autarca na última sessão de Assembleia Municipal.
Joffre Justino
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Foto de destaque: IA; representação simbólica da construção do metrobus no Porto, com elementos exagerados como ferramentas de construção gigantes e sinais de trânsito ampliados, destacando o impacto e a frustração causados pelas obras na cidade. Esta imagem capta a essência das perturbações e do descontentamento dos residentes e dos condutores.