Num comunicado de imprensa divulgado no domingo, 14 de julho pela manhã, um dia após a recusa do PS em aceitar o seu nome para Matignon , esta militante com obra feita e presidente do conselho regional da Reunião, Região Francesa, disse “tomar nota”que a sua candidatura “não é objeto de um consenso entre todos os componentes da Nova Frente Popular, e em particular que não é apoiada pelo Partido Socialista .

“Nestas condições e preocupada com um acordo rápido dentro do NFP, decidi recusar sem mais demora a oferta que me foi feita ”, acrescentou.

Uma semana depois da vitória na segunda volta das eleições legislativas antecipadas, que para nós era obvia e esquecendo as promessas de apresentarem um nome antes deste domingo, os líderes da esquerda estão como estavam há uma semana e a favorecer Macron .

Num também comunicado de imprensa o secretário nacional do PCF, Fabien Roussel, lamenta a “falta de clareza de várias forças da Nova Frente Popular no apoio a esta proposta” .

Tinha sido este lider dos comunistas, que defendera o nome de Bello nas negociações antes do mesmo ser assumido por Jean-Luc Mélenchon e também interessa aos ecologistas, “solicita uma reunião com os líderes do partido o mais rápido possível para sair do controle a atual situação bloqueada . “Devemos acabar com o duplo discurso e as ambiguidades. Todos devem mostrar seriedade e responsabilidade, sem intenções ocultas ”, acrescenta o ex-deputado do Norte, prometendo “não vetar nenhuma candidatura ” .

“Sinto uma grande forma de impaciência em Fabien. Ele tem razão, é legítimo”, reagiu poucos minutos depois o secretário nacional dos ecologistas Marine Tondelier ao o France Inter que considera necessário que os líderes do partido “voltem à mesa, de forma pacífica e serena .

Se ela disse que não estava “à procura da Nova Estrela” , ou recusou o título de “gestora de elenco” , a representante da oposição em Hénin-Beaumont apela aos seus aliados para “procurarem noutro lugar” , porque não na “sociedade civil”, segundo aos “quatro critérios” estabelecidos entre eles durante uma semana: uma pessoa com “habilidade e experiência” , que tenha “consenso” , “sinceramente alinhada com o programa” do NFP porque “quando você pergunta a sua bunda no slide da renúncia , desliza muito rapidamente” e, por fim, “capaz de apaziguar o país”.

O sr Macron e a sra Marine Le Pen oram aos deusinhos por mais sectarismos dos socialistas franceses!

Que tristeza!

Que forma feia de assassinar um belissimo projeto visivelmente bem querido pela Cidadania!

Joffre Justino