Temps d’Images 

A performance apresentada no âmbito do festival Temps d'Images, vai envolver diretamente o público, como nos trabalhos anteriores, fazendo emergir as contradições humanas, segundo um texto do TBA sobre a peça.

 Reconhecidos pela abordagem multidisciplinar, Ana Borralho & João Galante, que trabalham juntos desde 2001, têm um percurso marcado por performances que cruzam artes visuais, teatro e som.

Realce-se que as suas peças têm sido apresentadas em festivais nacionais e internacionais, em países como a França, Espanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Eslováquia e Finlândia.

Esta nova obra explora o envolvimento direto do público - inspirada em testemunhos da rede social TikTok - criando uma comunidade temporária na qual se questionam as noções de identidade, segundo o texto do Teatro do Bairro Alto.

'O Centro do Mundo' convida o espectador a entrar numa instalação de luz e som, utilizando óculos de realidade virtual, onde diversas personagens partilham vivências pessoais, "submersos num labirinto psíquico que esbate os limites entre o corpo e a mente", segundo a sinopse.

O conceito, direção artística e câmara de vídeo do espetáculo são de Ana Borralho & João Galante, contando com as interpretações de Ana Freitas, Gustavo Sumpta, Inês Cóias, Joana Bernardo, Maria Antunes e Marco Mendonça.

A dualidade entre real e virtual é um tema recorrente na obra de Borralho & Galante, explorados, nomeadamente, na peça estreada em 2023, 'Chatroom'.

Ana Borralho, nascida em Lagos, em 1972, e João Galante, nascido em Luanda, em 1968, conheceram-se quando estudavam artes plásticas na escola Ar.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e, enquanto atores e cocriadores, trabalharam regularmente com o grupo de Teatro Olho e com o encenador João Garcia Miguel.

Em parceria criaram, entre outras, as peças 'Mistermissmissmister' (2002), 'sexyMF' (2007), 'World of Interiors' (2010) ou 'Atlas' (2011).

Apelo aos nossos Leitores:

Junte-se a Nós na Construção de um Jornalismo Livre e Independente. Vivemos tempos desafiantes para o jornalismo. Agora, mais do que nunca, é vital preservar uma imprensa livre, independente e comprometida com a verdade. No Estrategizando, acreditamos na força de uma comunicação fraterna, solidária e que dá voz a quem mais precisa.

A sua subscrição não é apenas um apoio ao nosso trabalho, é um gesto de resistência em defesa de uma sociedade mais informada e consciente. Ao juntar-se a nós, estará a contribuir para que o jornalismo continue a ser uma plataforma livre de pressões, onde os valores da verdade, justiça e solidariedade prevalecem.

Seja parte ativa desta missão.
Subscreva o Estrategizando e ajude-nos a continuar a oferecer um jornalismo corajoso e imparcial, que coloca as pessoas e os seus direitos no centro da notícia.

Juntos, fazemos a diferença!