“O RNC foi uma prova positiva de que o velho GOP — socialmente conservador, economicamente libertário e internacionalmente intervencionista — estava bem e verdadeiramente morto”, escreveu uma cronista da Newsweek, Batya Ungar-Sargon, para o Compact .

“O GOP de Trump é economicamente protecionista, socialmente moderado e antiguerra.”

Na verdade, o candidato a vice-presidente JD Vance atacou a "classe dominante" e "as pessoas que governam este país" que têm imposto a miséria aos estadunidenses com acordos comerciais ruins, crises financeiras e salários estagnados.

O presidente do sindicato dos camionistas, Sean O'Brien, fez o primeiro discurso de um líder do sindicato na Convenção Nacional Republicana, desde há anos, atacando o poder corporativo e a destruição de sindicatos.

Houve quem ficasse agradado ao ver O'Brien um líder trabalhista de topo a discursar numa convenção do Partido Republicano e a defender abertamente a importância dos sindicatos e houve quem dissesse “Sou um cara de colarinho azul.” ( em Portugal seria um trabalhador da ferrugem)

Mas,a maioria dos presentes na Convenção olhou para o discurso de O’Brien como no maximo um meio de construir uma aliança eleitoralista e conquistar uma parcela maior de eleitores, em vez de oferecer políticas pró-sindicato.

“É fantástico. [Os Teamsters enfim os Camionistas.. ], têm muita influência”, …A perda do apoio dos Teamsters foi um grande golpe para o Partido Republicano.” Quando apontei o conteúdo direto e pró-sindicato do discurso, ele ignorou. “É assim que eles são.”

Mas Will Lutz, disse ter ficado surpreendido com os aplausos que O'Brien recebeu.

De qualquer forma palavra “sindicato” nem sequer é mencionada na plataforma do republicana deste ano .

Aliás um orador na noite final atacou os democratas por se importarem “mais em apaziguar o sindicato dos professores” do que com as crianças”, antes de endossar “escolha de escola”, geralmente um eufemismo para apoiar ataques pró-corporativos à educação pública, como escolas charter.

E o proprio Trump, atacou um grande sindicato, dizendo “O líder do United Auto Workers [UAW] deveria ser demitido imediatamente”, disse Trump, referindo-se ao presidente do UAW, Shawn Fain, e aparentemente sem saber que presidentes de sindicatos como Fain são eleitos pelos membros de seus sindicatos, em vez de serem “contratados” ou “demitidos” por capricho de qualquer um.

Os palestrantes do RNC destacaram efetivamente os grandes problemas que afligem a vida americana agora, como o custo de vida exorbitante, recorde de falta de moradia e altas taxas de mortes por desespero mas apresentando soluções vazia centrando tudo nos imigrantes indocumentados e no controle de fronteira com as deportações em massa e o encerramento da fronteira sul a serem as soluções para quase tudo, desde proteger direitos como Previdência Social e Medicare até reduzir os preços das casas.

O outro foco foi claro a produção de combustíveis fósseis ninguém a falar nas empresas de private equity a comprar moradias a baixo preço, ou nos abusos de preços em cartel para consumidores ou o facto dos EUA estarem a aumentar a produção de combustíveis fósseis em níveis recordes.

Enfim a grande solução republicana para vencer a inflação é simplesmente eleger Trump novamente, com a suposição corrente de que seu retorno ao cargo irá automaticamente parar ou até mesmo reduzir o custo de vida.

No programa não há afastamento da economia libertária, “Nós nos comprometemos a libertar a Energia Americana, controlar gastos desnecessários, cortar Regulamentações excessivas, proteger nossas Fronteiras e restaurar a Paz por meio da Força”, diz o mesmo.

O mais próximo que Trump chegou do populismo económico foi sua promessa de acabar com os impostos federais sobre gorjetas — sem abordar o salário mínimo abismalmente baixo de US$ 2,13 por hora — e gastar “todos os triliões de dólares que estão lá ainda não gastos” da legislação que Biden e os democratas aprovaram.

Joffre Justino