Anda por aí mel fraudulento…

A Federação Nacional dos Apicultores Portugueses uniu-se ao apelo lançado pela EBA que, em comunicado divulgado em 15 línguas, alerta para os riscos de consumo de mel falsificado e impacto no setor agrícola.

Membro da Associação Europeia de Apicultura (EBA), a FNAP juntou-se à iniciativa europeia de sensibilização dos consumidores para a importância de consumo de mel e produtos apícolas de qualidade, sempre de origem europeia, de preferência produzidos no próprio país.

A Comissão Europeia anunciou que quase 50% do mel presente no mercado europeu é fraudulento, e na Alemanha o valor elevou-se para os 80%.

A apicultura europeia não sobreviverá ao impacto desta concorrência desleal e apela aos decisores políticos que produzam legislação adequada à regulamentação deste mercado.

A ameaça é grande, e os apicultores estão a perder rendimento e a abandonar a atividade, mas não é apenas o setor apícola que está ameaçado, uma vez que muita da produção agrícola depende da polinização feita pelas abelhas melíferas.

Por iniciativa da Eslovénia, a Comissão Europeia alterou recentemente a Diretiva Mel pelo que em breve todo o mel comercializado na UE indicará claramente em que país (ou países) foi produzido.

A Comissão estabeleceu o objetivo de definir um método harmonizado para a determinação da autenticidade do mel, ao mesmo tempo que serão definidos os laboratórios de referência para essas análises.

So que este processo so deverá estar terminado no prazo de três anos, demasiado tempo para os apicultores.

O mercado continua inundado de mel fraudulento, provavelmente feito com xaropes de origem vegetal (p.ex.: arroz ou milho), num processo altamente sofisticado e recorrendo a tecnologia avançada, que dificulta bastante a sua deteção.

Este produto falsificado entra no mercado europeu a um preço baixíssimo, inferior em cerca de 75% do preço do mel pago ao produtor.

Para a organização de apicultores europeus é urgente a adoção de medidas rigorosas, nomeadamente o estabelecimento de protocolos de metodologia de deteção de falsificações, definindo os laboratórios de referência para análise da autenticidade, sem esquecer um sistema de monitorização dos mercados que garanta o controlo e rastreabilidade do mel importado.

Comunicação à imprensa


Caros representantes da mídia,
Caros salvadores das abelhas e do mel verdadeiro,
 
Neste Dia Mundial da Alimentação , a Associação Europeia de Apicultura (EBA) está compartilhando um comunicado à imprensa em 15 idiomas para conscientizar os consumidores europeus sobre os benefícios do mel europeu genuíno e os perigos representados pelo mel falsificado.
Pedimos gentilmente seu apoio na publicação deste comunicado à imprensa em seus meios de comunicação para ajudar a proteger os consumidores do mel falsificado e garantir o futuro das abelhas e da apicultura.
Em reconhecimento aos seus esforços para proteger os consumidores e contribuir para a preservação das abelhas, reconheceremos publicamente todos os meios de comunicação que publicarem nossa declaração na próxima EBA Magazine. Forneça links para suas publicações para que também possamos compartilhá-las no site da EBA.   
https://ebaeurope.eu/ 
Para quaisquer perguntas adicionais, bem como para compartilhar links para suas postagens, estamos à sua disposição em nosso e-mail eba@ebaeurope.eu
Obrigado pelo seu apoio inestimável.
Atenciosamente, 
Associação Europeia de Apicultura