As livrarias em fim de ciclo?

A Lusa deixa-nos um retrato aterrador para as livrarias no Porto, o que nos preocupa enormemente dada a hipótese de encerramento, de não poucas delas sobretudo, dado o aumento de rendas.k

Mas livreiros existem que entendem que o problema é a falta de informação ao consumidor que o torne conhecedor do como funcionam as livrarias, que custos têm, com que margens trabalham e quanto ganham os autores.

Outros entendem que consumidor é responsável, pois queixa-se, mas como nas eleições não vota.

Outros acham que a solução é ver is clientes a confiarem na escolha do livreiro e partilhar com ele gostos.

O certo é que nenhum dos responsáveis com quem a Lusa falou pôs a possibilidade de encerramento, apesar de reconhecerem dificuldades, provocadas, sobretudo, pelo aumento de rendas e ao contrário dizem-se empenhados em manter as portas abertas ainda que entendam que o desaparecimento de lojas históricas e culturais dos centros das cidades seja preocupante, até por empobrecer o tecido social e económico da comunidade.

E de novo surgem as dificuldades financeiras, resultantes do aumento das rendas a razão mais referida para o encerramento das livrarias.

Mas ha quem assuma que o mercado livreiro tem tido um ligeiro crescimento nos últimos três anos (quer no retalho físico, quer no 'online'), resultante da melhoria dos hábitos de leitura.

Importa salientar que sem cooperação entre agentes económicos não há uma sã concorrência pelo que insistimos que cabe aos livreiros descobrirem quais os adequados caminhos dessa cooperação!

Nota especial

Neste momento crítico para as livrarias, é essencial refletirmos sobre o impacto do encerramento de espaços culturais nas nossas comunidades. Acreditamos que uma sociedade que valoriza o conhecimento, a cultura e a cooperação entre os seus agentes é uma sociedade mais rica e consciente. No **Estrategizando**, trabalhamos para garantir uma imprensa livre, independente e solidária, que dê voz a estas questões e fortaleça o tecido social.
Convidamos os nossos leitores a subscreverem o Estrategizando, apoiando assim um jornalismo que defende a diversidade cultural, a fraternidade e a partilha de ideias. Juntos, podemos preservar o acesso à cultura e às livrarias que enriquecem o nosso quotidiano.

Antonio Sendim

---

Foto de destaque: Criada por IA