O nanosatélite português ISTSat-1, construído por estudantes e professores do Instituto Superior Técnico (IST), é lançado esta terça-feira para o espaço no voo inaugural do novo foguetão europeu Ariane 6.

O lançamento, da base espacial europeia, em Kourou, na Guiana Francesa, está previsto para entre as 19h00 e as 23h00 (hora de Lisboa).

Será depois coordenado a partir do teleporto de Santa Maria, nos Açores, um trabalho que ficará a cargo da Thales Edisoft Portugal.

Vai ser a primeira estação a fornecer dados do foguetão, cujo voo inaugural "marca o regresso da capacidade operacional europeia de acesso ao espaço", diz a empresa, em declarações à Lusa.

A bordo do foguetão seguirá o ISTSat-1, o primeiro nanossatélite concebido por uma instituição universitária portuguesa e o terceiro satélite português a ser enviado para o espaço, depois do nanossatélite Aeros MH-1, em março, e do microssatélite PoSat-1, em 1993, que envolveram a participação de empresas.

A coordenar o projeto esteve o professor e engenheiro Rui Rocha, do IST.

Está agora em Kourou, a convite da Agência Espacial Portuguesa, para acompanhar de perto o culminar de sete anos de trabalho, que envolveu quase 50 alunos do Técnico.