Amigas, amigos e leitores do Estrategizando.

Algum tempo atrás, fui convidado pelo Editor deste jornal online, jornalista Joffre Justino, a criar uma página especial de divulgação cultural, dando, assim, aos seus leitores e colaboradores, a oportunidade de acesso a matérias e informações que ainda não fazem parte do seu dia-a-dia.

Lamentavelmente, não pude corresponder de imediato ao pedido do querido amigo, por razões diversas, relacionadas a uma sobrecarga de compromissos pessoais que me deixaram sem espaço para novas empreitadas. Agora, resolvi tomar em mãos o desafio.

Ainda estamos estudando a formatação e os conteúdos dessa página. Todavia, não seria demais antecipar que os leitores passarão a contar com matérias relacionadas à produção cultural e literária dos países de língua portuguesa, sem renúncia a outros territórios, já que a cultura tem dimensão universal. Pretendemos publicar obras originais de escritores e poetas: crônicas, contos, poesias, resenhas, artigos políticos e literários, estudos e ensaios, assim como divulgar os eventos de interesse cultural, como lançamentos de livro e encontros literários, entre outros, em particular no Brasil e em Portugal.

Espero que novos colaboradores fluam para este espaço. No futuro, sonho com algo mais amplo, quem sabe eventos visando a promoção e a publicação de obras de autores iniciantes e veteranos, sempre patrocinando a literatura e a poesia. Tudo depende do apoio dos nossos leitores e assinantes, já que este jornal não possui patrocinadores. Por enquanto.

Desde já, informo aos futuros colaboradores desta Página Cultural, o endereço de e-mail pelo qual receberei as matérias colaborativas e manterei os devidos entendimentos: pmliteratura@estrategizando.pt 

Gostaria de tomar emprestado uma frase muita usada pelo meu amigo, escritor, poeta e conterrâneo da Bahia, Florisvaldo Mattos, para imprimir o que seria uma espécie de lema dessa nova página:

POESIA SEMPRE!

LITERATURA SEMPRE!

Paulo Martins

Editor Cultural

Romancista, contista, poeta, articulista, letrista de canção popular, ex-combatente da ditadura militar no Brasil e ex-preso político anistiado, colaborou com artigos para o Jornal Movimento, A Tarde e diversas revistas literárias,sendo atual colaborador das revistas Mapas do Confinamento, Incomunidade e do jornal online Estrategizando. É membro fundador da UEELP (Union Européenne des Écrivains de Langue Portugaise), com sede em Paris.

Mora atualmente em Lisboa, Portugal.

Publicou os seguintes livros:

Glória partida ao meio, romance, 7 Letras, Rio de Janeiro;
Adeus, Fernando

Pessoa, romance, 7 Letras, Rio de Janeiro;
Jacques Brel, A magia da canção popular,

Ensaio, 7 Letras, Rio de Janeiro;
A história de Roque Bragantim, romance, Edições Cultura, Salvador;
As Diabruras de Orfeu, ensaio, Editora Lacre, Rio de Janeiro;

Até breve, poeta, romance, Editora Kotter, Lisboa, Portugal; além da participação em diversas antologias, com artigos, contos e crônicas.