Por favor questionem a embaixada do Irão em Portugal
lis.consulate@mfa.gov.ir porque dramaticamente temos a informação de mais prisões vindas da HENGAW Organization for Human Rights

Assim na quinta-feira, 30 de maio de 2024 Dois membros bahá'ís, identificados como Nazila Khanipour e Vesal Heravi, residentes em Rasht, foram detidos pelas forças de segurança e transferidos para um local não revelado.

De acordo com um relatório recebido pela Organização Hengaw para a Organização dos Direitos Humanos, em 28 de maio de 2024, Nazila Khanipour e a sua filha, Vesal Heravi, foram presas sem qualquer mandado judicial durante uma operação das forças do Departamento de Inteligência na sua residência privada e local de trabalho.

Os mesmos foram posteriormente transferidos para um local não revelado.

Fontes confiáveis ​​indicam que as forças de segurança revistaram as casas destes indivíduos e confiscaram vários itens, incluindo os seus telemóveis.

Nazila Khanipour tem antecedentes de detenção pelas forças do Departamento de Inteligência, e Vesal Heravi foi expulso dos seus estudos académicos por ordem direta da referida agência de segurança.

À data de divulgação desta notícia, não havia informações precisas disponíveis sobre os motivos da sua detenção, as acusações atribuídas a estes indivíduos, o seu local de detenção ou o seu estado atual.

Mas também Tahereh Norouzi, um membro bahá'í residente em Shiraz, província de Fars, foi detido pelas forças de segurança da República Islâmica do Irão e transferido para um local não revelado.

De acordo com um relatório recebido pela Organização Hengaw para os Direitos Humanos, a 9 de junho de 2024, as forças de segurança da República Islâmica do Irão prenderam Tahereh Norouzi, um adepto bahá'í e mãe de dois filhos.

Na data de divulgação deste relatório, não havia informações precisas disponíveis sobre os motivos desta prisão, o paradeiro deste indivíduo ou as acusações atribuídas contra ela.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  imagem, simbolizando a liberdade de expressão, política e religiosa. Ela mostra um grupo diversificado de pessoas segurando cartazes, livros e símbolos religiosos, como cruzes, luas crescentes, estrelas de Davi e símbolos Om. Estão envolvidos em discussões animadas e expressões alegres, com um céu aberto ao fundo e bandeiras de vários países ao redor, simbolizando a unidade global e a harmonia. A atmosfera é de celebração e respeito, destacando a importância dos direitos e crenças individuais.