“Os eleitores argentinos – cerca de 35,8 milhões de pessoas – são chamados a votar neste domingo para eleger o presidente para os próximos quatro anos entre o ministro da Economia, Sergio Massa, de 51 anos, que quase alcançou 37% no primeiro turno, e o da extrema direita o economista libertário ( fascista ), Javier Milei, 53, que chegou a 30%.
A média das últimas 15 pesquisas deixa um resultado em aberto com leve vantagem para Milei. Vencerá o candidato que obtiver o maior número de votos válidos. Embora o voto seja obrigatório entre os 18 e os 69 anos, a percentagem de indecisos ainda é enorme. Os votos em branco não contam para apuração. As mesas de voto abriram às oito da manhã e encerrarão às seis da tarde. O país proíbe as pesquisas de boca de urna e os primeiros resultados provisórios começarão a ser divulgados às nove da noite. 45% dos eleitores votaram até às duas da tarde, segundo a Câmara Eleitoral, órgão que fiscaliza a votação.” (El País)

É interessante mostrar o como funciona um media direitista, a TSF e um media liberal o espanhol El País !

Na verdade, as sondagens que o Estrategizando conhece dão uma ligeira vantagem a Sergio Massa, mas a isenção fica patente no El País e o fanatismo direitista na TSF !

Ninguém relata entretanto o escândalo que Milei armou na sexta-feira que até deixou aliados em choque dizendo que a polícia Argentina, conhecida pelo seu direitismo, iria preparar um golpe de urna !

Esperemos a ver como votará quem manda - o Povo - que está a votar em massa!

Joffre Justino

*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7

ou

Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).