Vai haver crise nos incêndios florestais?

Nao somos de mau agouro mas sim dos que estão atentos à gestão das florestas desde os tempos em que os fascios mdlp’s e elp’s usaram os incendios florestais para desestabilizar o país e a Democracia!

Este ano teremos mais 264 elementos para o combate aos fogos pois uma diretiva, de segunda-feira, 13.05 prevê o aumento, para 14.155 elementos, dos operacionais envolvidos nos combates aos incêndios rurais, e também menos dois meios aéreos.

A Diretiva aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil, estabeleceu o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), surge da reunião presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil Paulo Simões Ribeiro, e teve lugar na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Segundo a Lusa, o dispositivo terrestre poderá contar com 14.155 elementos e 3.173 viaturas durante o período de maior empenhamento de meios, entre 1 de julho e 30 de setembro, batizado de  ‘nível Delta’.

Ora no ano passado, combateram os incêndios, entre julho e setembro, 13.891 operacionais, sendo que este ano estão previstos 14.155 elementos, ou seja, um aumento de 264 homens e o mesmo acontece com as viaturas que aumentam em 183, passando dos 2.990 veículos para os 3.173.

Esquecendo a tipologia dos terrenos florestais, os meios aéreos este ano diminuem, sendo que em 2024 estarão apenas operacionais 70 meios, menos dois do que em 2023.

O DECIR não poderá contar com dois aviões ‘canadair’ porque, conforme explica uma fonte dos bombeiros, citada pela agência Lusa, estas aeronaves não estão disponíveis no mercado.

E pronto vá de apostar no “logo se vê “ o que mostra bem como se gere a lusa floresta o nosso melhor meio para combater a crise climática!

Doi tanta tolice e so esperamos que Deus se compadeça dela e a Natureza mantenha os baixos indices de calor e os altos de chuva!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; imagem criada com uma cena dramática de uma floresta portuguesa com bombeiros a combater ativamente um incêndio florestal, ilustrando bem a urgência e a determinação necessárias para enfrentar este desafio.