IL - quanto mais poluição atmosférica melhor !

Sem qualquer vergonha na facezinha pseudo liberal e ignorando claro o principio poluidor-pagador bem liberal em toda a parte menos para o sr Rui Rocha que lidera a iliberalidade lusa veio dizer “Nós sabemos o que o PS fez em legislaturas passadas, em matéria de impostos, em matéria de combustíveis, nós sabemos, nós temos memória, eles podem querer que nós percamos a memória, mas não",

E pior no maior desplante este presidente da Iniciativa Liberal (IL) veio desafiar no sábado, 14.09, Pedro Nuno Santos a votar favoravelmente a proposta de descida do Imposto Sobre os Combustíveis (ISP), que o partido vai apresentar na discussão do Orçamento do Estado (OE) para 2025.

E citemos para que nao digam que somos nós “um homem adulto consome 1,5kg de alimentos sólidos, 2kg de água e 15kg de ar todos os dias, a partir do qual extraem o oxigénio que o sangue distribui por todo o corpo. Este mesmo homem pode viver cinco semanas sem comida, cinco dias sem água, mas não mais do que cinco minutos sem ar. Isto significa que somos forçados a respirar ar disponível – poluído ou não. Os veículos e as indústrias são dois dos maiores fornecedores de agentes de poluição.…Um carro em movimento liberta monóxido de carbono (CO) através do tubo de escape. Este gás é mortal dentro de casa. Mas a sua presença no ar que nos rodeia nas ruas é suficiente para causar problemas ao coração, pele e delicado sistema nervoso central. Outro gás encontrado na descarga do carro é o dióxido de azoto (NO2), que ataca as membranas mucosas pulmonares, causando queimaduras, dores de garganta, tosse violenta e falta de ar. Os aditivos dissolvidos em gasolina contêm chumbo tetraetil. Em suspensão no ar, é facilmente absorvido pelo corpo. O depósito nos ossos, em algum momento, causa intoxicações muito graves. Em casos agudos, pode causar coma, convulsões epiléticas, morte prematura ou defeitos físicos permanentes. As mulheres grávidas expostas a este poluente estão sujeitas a abortos e partos prematuros. A simples travagem liberta partículas de amianto, consideradas cancerígenas. Não é por nenhuma razão que um relatório da Organização Mundial de Saúde, publicado em 1972, mostrou que as cidades se tornaram perigosas “foci cancerígenos”, ou seja, as populações urbanas têm mais cancro do que as rurais. A poluição é certamente uma das razões. Algumas zonas de São Paulo, Tóquio e Detroit concentram as taxas de poluição mais elevadas do planeta….

… Os impactos ambientais dos transportes rodoviários são numerosos. Incluem impactos diretos e indiretos (possivelmente após efeitos como o chumbo na gasolina) dos veículos (ao longo do seu ciclo de vida) e os das infraestruturas rodoviárias. São locais (por exemplo, ruído) ou globais (por exemplo, na atmosfera planetária), o que requer, como a União Europeia queria, uma abordagem harmonizada e a cooperação inter-estatal, a poluição para não parar nas fronteiras e alguns países são vítimas de uma posição geográfica atravessada pelos fluxos rodoviários internacionais. A exposição a óxidos de azoto também parece problemática, mas pode revelar o enfraquecimento precoce dos pulmões por partículas ultrafinas. Esta poluição tem efeitos retardados a médio e longo prazo.
Os impactos dizem respeito ao ar, à atmosfera planetária e ao clima e microclimas, água, solos, flora, fauna e fungos, integridade eco-paisagem, ruído e saúde pública (problemas pulmonares e CARDIOVASCULAIRES6 acima de tudo, mas não só). A exposição à poluição automóvel de partículas, como o tabagismo, é um preditor da sobremortalidade e do cancro nas crianças. O mais conhecido do público é a poluição atmosférica devido aos gases de escape, que causam doenças respiratórias e contribuem para o aquecimento do planeta. De acordo com Jean-Marc Jancovici, que se refere aos dados de 2004 da Agência Internacional de Energia, o transporte rodoviário representa 16% da produção de CO2, mas este número sobe para 26% em 2007 num país desenvolvido, como os EUA, por exemplo.

…De acordo com a Agência Francesa de Segurança Ambiental (AFSSE), a poluição atmosférica, ligada em quase um terço aos lançamentos de automóveis poluentes, seria responsável anualmente pela morte de 6.500 a 9.500 pessoas em França.….
… Em 2009, em França, durante os primeiros picos de poluição, a exposição a 3 poluentes atmosféricos (NO2, ozono e PM-10) foi “significativamente” correlacionada com o excesso de mortalidade, 4,9% a 11% das mortes ocorridas nesta faixa etária [60-69 anos] são atribuíveis à poluição estudada, ou seja, devido às partículas finas, cujo transporte rodoviário é o segundo emissor, este número de mortes aplica-se apenas a um quarto da população francesa A população urbana com mais de 30 anos. O fenómeno é, portanto, subestimado quando apresentado desta forma. As percentagens atribuíveis (entre 5 e 10%, dependendo da faixa etária), seriam preferíveis, uma vez que se relacionam com o número total de mortes. Para além dos impactos diretos, como a mortalidade animal por colisão com veículos, o transporte motorizado tem impactos indiretos (através das estradas, fragmentação da paisagem ecológica, incluindo poluição luminosa, poluentes emitidos durante incêndios de veículos ou certos acidentes rodoviários) no ambiente. Alguns poluentes atmosféricos também afetam a saúde humana de forma sustentável, incluindo a de centenas de vítimas de envenenamento por chumbo crónico (especialmente crianças) ou pessoas que carregam as sequelas de envenenamento infantil em países e regiões onde a adição de chumbo na gasolina não é proibida ou só recentemente foi. e outros impactos diretos ou indiretos são prováveis ou emergentes. Até uma estrada autónoma pode ser fragmentária. …
…Antes mesmo de rolar 1 metro numa estrada e emitir gases de escape para um carro consumindo gasolina, gasóleo ou eletricidade para carros elétricos, o carro já terá degradado o ambiente, na emissão de energia cinzenta (energia oculta) para a seu fabrico, por extração de matérias-primas para o fabrico do automóvel: metal para carroçaria, motor, aros, bateria de chumbo, etc. Combustível fóssil, (petróleo) para elementos plásticos. Combustíveis fósseis (óleo ou látex) para pneus, Silício para janelas e espelhos, Prata, Ouro, Paládio, Cobre e Indium, em particular para componentes electrónicos.… “
( https://nivel-teorico.com/poluicao-ambiental-provocada-pelos-)

O que nis diz a Agencia Portuguesa do Ambiente, “As emissões poluentes com origem no setor dos transportes são responsáveis pela degradação da qualidade do ar nos grandes centros urbanos e, por exemplo no caso do NOx, assumem uma percentagem muito significativa das emissões totais nacionais. Por estes motivos são regulamentadas na União Europeia através das Normas Euro que associam padrões de emissão e desempenho cada vez mais exigentes.
( https://apambiente.pt/ar-e-ruido/poluicao-do-ar   )

O desafio de Rui Rocha, feito em Braga, durante o discurso de 'rentrée' do partido, surge após o secretário-geral socialista criticar a IL por se manter em silêncio face "aos três agravamentos fiscais no preço de combustível" decidido pelo atual Governo, o qual acusou de "baixar o IRS e pagar essa redução com o aumento do preço dos combustíveis".

E entao face a estes poluentes combustíveis, Rui Rocha deixou um desafio a Pedro Nuno Santos: "Vamos, mais uma vez, apresentar uma proposta de descida do ISP no Orçamento que vai agora entrar em discussão. E o desafio que quero fazer a Pedro Nuno Santos, que está tão preocupado com os impostos sobre os combustíveis, é que, ao contrário do que o PS fez nos últimos anos, que, desta vez, vote a favor da proposta da Iniciativa Liberal".

E Rui Rocha lembrou a governação socialista.

"Quero dizer duas ou três coisas a Pedro Nuno Santos. Em primeiro lugar, nós sabemos o que o PS fez em legislaturas passadas, em matéria de impostos, em matéria de combustíveis, nós sabemos, nós temos memória, eles podem querer que nós percamos a memória, mas não. Nós sabemos exatamente o que o PS fez neste país nos últimos oito anos", declarou o presidente da IL.
O líder dos liberais referiu ainda que "se mais ninguém se quiser dar ao trabalho de recordar ao PS as consequências da sua governação", a IL estará na linha da frente "para recordar e para acusar [o PS] das consequências das suas políticas".

Na sua intervenção de abertura da Comissão Nacional do PS, que decorre hoje em Coimbra, Pedro Nuno Santos afirmou que as atualizações da taxa de carbono "fazem com que a gasolina esteja hoje mais cara sete cêntimos e o gasóleo 7,5 cêntimos" do que estaria sem estes agravamentos fiscais.
O líder do PS disse ainda que estes agravamentos fiscais estão a ser feitos "ao mesmo tempo que há um alívio no IRS", recordando que, quando os socialistas estavam no Governo e faziam os orçamentos, "toda a direita tentava explicar ao país" que estavam a dar "com uma mão e a tirar com duas".

"Nós ainda não ouvimos ninguém, nomeadamente do Chega ou da Iniciativa Liberal, a dizer o mesmo sobre aquilo que este Governo está a fazer: a baixar o IRS e a apagar essa redução do IRS com aumento do preço dos combustíveis", criticou Pedro Nuno Santos.

Pois a nós preocupa-nos esta degradação do ar este descontrolo atmosférico este aquecimento global e sobretudo o como viverão os nossos filhos e netos!

A asneirada que é desprezar o meio ambiente vive-se ja na falta de agua, mas vai-se viver no ar e nos solos degradados com estes il’s !
https://pt.euronews.com/video/2024/01/24/emissoes-poluentes-dos-automoveis-nao-diminuiram-em-10-anos-na-ue 

Antonio de Sousa