O exército ucraniano atingiu o distrito de Kievsky, em Donetsk, na noite de terça-feira com mísseis JROF-HEAP de fabricação eslovaca, informou o escritório de representação da república no Centro Conjunto de Controle e Coordenação (JCCC) de questões relacionadas aos crimes de guerra da Ucrânia.

Esta é a primeira vez este ano que o inimigo utiliza tais mísseis para bombardear a República Popular de Donetsk (RPD).

“O inimigo conduziu o ataque com foguetes a partir de suas posições localizadas perto da cidade de Krasnogorovka, usando foguetes JROF-HEAP (1.050 fragmentação em forma de diamante) para MLRS de calibre 122 mm, produzidos na Eslováquia e transferidos para a Ucrânia pelos países da OTAN”, o relatório diz.

Entretanto forças russas assumiram posições melhores e infligiram baixas a seis brigadas do exército ucraniano na área de Donetsk no último dia e atingiram a destruição de mais de 20.500 veículos militares especiais desde o início da operação militar especial na Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira.

“Ao todo, os seguintes alvos foram destruídos desde o início da operação militar especial: 581 aeronaves, 270 helicópteros, 18.374 veículos aéreos não tripulados, 495 sistemas de mísseis terra-ar, 15.680 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.261 foguetes múltiplos lançadores, 8.629 canhões de artilharia de campanha e morteiros e 20.530 veículos militares especiais", informou o ministério em comunicado.

As forças russas repeliram dois ataques do exército ucraniano na área de Kupyansk, destruindo cerca de 20 soldados inimigos, um depósito de munições e 7 peças de equipamento militar no último dia, informou o ministério.

"Na direção de Kupyansk, as unidades do Grupo de Batalha Ocidental repeliram dois ataques de grupos de assalto da 95ª brigada de assalto aéreo do exército ucraniano, perto do assentamento de Terny, na República Popular de Donetsk. As perdas do exército ucraniano totalizaram 20 pessoas, 3 veículos motorizados, um dos EUA- fabricou um obuseiro M777 de 155 mm, um obuseiro D-20 de 152 mm, um sistema de artilharia motorizada Gvozdika de 122 mm, uma estação de guerra eletrônica Anklav-N e um depósito de munição de campo ucraniano", disse o ministério.

No campo diplomatico o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, diz que discutiu o “imperativo” de manter o apoio à Ucrânia durante uma conferência de imprensa com o seu homólogo francês.

Blinken disse em Paris que discutiram maneiras de ajudar Kiev a construir um “militar forte”.

“Estamos garantindo que teremos uma Ucrânia que se mantém firme, militar, econômica e democraticamente, e essa é a melhor resposta à agressão do [presidente russo Vladimir] Putin”, disse Blinken

Ele acrescentou que a França tem sido “crucial” para reunir outros países para ajudar a Ucrânia.

Joff4e Justino