Por Domingos Lopes

Os oligarcas russos muito maus e os ocidentais muito bonzinhos.

No Ocidente inventou-se um “regime” designado – democracia liberal – como sendo a mãe de todas as virtudes, justificativas de todas as guerras e desculpabilizante de todas as maldades por permitir o seu contraditório. As democracias liberais ocidentais vieram para civilizar o mundo, mesmo quando as “obrigam” a impor a sua bondade a ferro e fogo, até o nuclear, como em Hiroshima e Nagasaki. A contragosto…

Segundo os arautos das democracias liberais, uma das características dos regimes autocráticos, designadamente do russo, é ser capturado por oligarcas que vivem em paraísos de luxos sufocantes. Assim se justifica a confiscação dos bens e empregá-los na compra de armamento ao complexo industrial militar ocidental (dominado por outros oligarcas) para financiar a guerra dos bons contra os maus.

Os bons oligarcas ocidentais são “uns mãos largas”. Há um tal Elon Musk que já “deu” 75 milhões de dólares a outro “mãos largas”, um tal Donald Trump que defende a pena de morte para imigrantes que matem cidadãos dos EUA. Harris não fez comentários a esta medida proposta por Donald, não fosse perder votos.

Musk não se fica pelos 75 milhões. Nos últimos 15 dias da campanha entregará um cheque de um milhão de dólares cada dia, a quem se registar para votar em Trump e assinar uma petição para defender a 1ª e a 2ª Emenda Constitucional, que consagra a liberdade e a compra de armas. Tudo bate certo.

Esta liberalidade de Elon Musk é fantástica e mostra as virtudes da democracia made in USA.

Não é só do lado de Trump. Quando o perdido Joe Biden “debatia” com Trump e desligou, os Democratas correram em direção a Kamala Harris e os santos oligarcas chegaram de imediato com 100 milhões de dólares que nunca mais pararam de chegar à sede.

A democracia dos EUA está bem e recomenda-se. A sua saúde assenta em muitas centenas de milhões de dólares para pagar os anúncios democráticos e que são pagas a peso por oligarcas.

A democracia liberal norte-americana começou a campanha com o Joe dorminhoco, segundo Trump; e com o homem dos processos com prostitutas e Cª, segundo Biden e instável, segundo Harris. Nos EUA é o que há. Já não dá para mais. Que linda democracia. Liberal. Oligarcas só na Rússia, ficam a saber.