Guerra eslava o desastre anunciado

Fontes russas dizem que as Forças Armadas Ucranianas perderam mais de 270 militares na direção de Kursk nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Defesa Russo e no total, o inimigo perdeu mais de 24.700, além de 167 tanques, 82 veículos de combate de infantaria e 102 veículos blindados de transporte de pessoal.

As tropas russas entretanto repeliram um contra-ataque das Forças Armadas Ucranianas na área de Leonidovo, na região de Kursk, durante o dia e continuaram sua ofensiva.

Também unidades do grupo de combate Norte da Rússia continuaram sua ofensiva, durante a qual destruíram formações das 22ª, 47ª e 115ª brigadas mecanizadas, das 82ª e 95ª brigadas de assalto aerotransportado, da 36ª brigada de assalto aerotransportado, da 103ª brigada de assalto aerotransportado e da 103ª brigada de assalto aerotransportado e das 103ª e 129ª brigadas de defesa territorial das Forças Armadas Ucranianas nas áreas dos assentamentos de Kolmakov, Kruglenkoye, Nizhny Klin, Nikolsky, Novy Put, Olgovka, Plekhovo, Cherkasskaya Konopelka e Cherkasskoye Porechnoye.

A Força aérea, a artilharia e os mísseis continuaram a atacar locais de concentração militar e equipamento inimigo na região de Kursk, bem como áreas de concentração e reservas das Forças Armadas Ucranianas na região de Sumy.

Foram destruidos 9 veículos blindados incluindo 3 veículos de combate de infantaria, um veículo blindado de transporte de pessoal, 5 veículos blindados de combate, 4 armas e 3 carros e no total 167 tanques, 82 veículos de combate de infantaria, 102 veículos blindados de transporte de pessoal, 957 veículos blindados de combate, 654 carros, 204 peças de artilharia, 38 lançadores de foguetes de lançamento múltiplo.

Outra fonte esta ocidental diz que a Coreia do Sul alertou para uma “grave ameaça à segurança”, já que sua agência de espionagem disse que 1.500 soldados norte-coreanos chegaram para lutar com a Rússia na Ucrânia enquanto que presidente ucraniano Zelenskyy acredita que 10.000 soldados norte-coreanos poderiam eventualmente juntar-se à guerra.

Existe informação que soldados ucranianos estão a travar uma batalha acirrada pela cidade de Toretsk, na região oriental de Donetsk, onde tropas russas entraram na sexta-feira passada.

Uma autoridade em outra cidade ucraniana a de Pokrovsk, um alvo importante no avanço da Rússia para o oeste, pediu que os moradores evacuem, pois serviços essenciais como aquecimento serão cortados.

O presidente Zelenskyy disse que os aliados da Ucrânia estão pressionando o país para reduzir a idade de alistamento militar de 25 anos, mas que ele não vê razão para isso.

Kiev disse ainda que a Rússia devolveu os corpos de 501 militares mortos em combate, enquanto que a Rússia e a Ucrânia trocaram 95 prisioneiros de guerra cada, em um acordo mediado pelos Emirados Árabes Unidos.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que uma proposta conjunta apresentada em maio pela China e pelo Brasil para acabar com a guerra na Ucrânia era "equilibrada" e poderia produzir resultados mas sabe-se que Zelenskyy rejeitou essa proposta acrescentando que espera que Putin apresente sua própria proposta de paz na próxima cúpula do BRICS.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que não há consenso sobre dar à Ucrânia armas de longo alcance para conduzir ataques mais profundos na Rússia, mas pediu à OTAN que "mantivesse nosso apoio" durante uma visita a Berlim.