A Ecologia a pôr Macron de pé no ar

Se a sra. Pannier  -Runacher Ministra da Transição Ecológica tem sido desde a sua nomeação solidária com os cortes orçamentais algo está a mudar

As grandes cheias que afectam parte do país , pôs a ecologia, tema esquecido pelo executivo há vários meses, a regressar à agenda política e a fazer a ministra ficar instável nas suas opções

Convidada da BFM-TV na sexta-feira, 18 de outubro, Agnès Pannier-Runacher, Ministra da Transição Ecológica, falou do mau tempo “que está ligado às mudanças climáticas” , ao mesmo tempo que fez uma ligação com a queda nos fundos do seu ministério.

“Precisamos de um orçamento à altura da situação e este não é o caso hoje ”, afirmou, sublinhando “a necessidade absoluta de investir na adaptação às alterações climáticas” .

Até pedir demissão se ela não tiver espaço de manobra suficiente? “Acima de tudo, quero trabalhar para ter os meios para a minha ação (…) se não os tiver, tirarei conclusões ”, disse, antes de se dirigir a Ardèche, às zonas de desastre.

Segundo a equipa da ministra, esta afirmação“não é uma ameaça nem uma chantagem” e não se considera neste momento uma demissão.

Mas estas afirmações refletem as crescentes tensões entre o Ministério da Transição Ecológica, Matignon e Bercy.