A CPLP, organização plural

“A CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] é um espaço de integração e discussão e podemos, em momentos próprios, discutir essas posições, sem nos imiscuir nos assuntos internos de cada um dos países”, disse José Maria Neves à Lusa, num encontro com estudantes cabo-verdianos da cidade do Maio em São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Questionado sobre qual o seu posicionamento, enquanto presidente de um dos nove Estados-membros da CPLP, ao acordo militar celebrado recentemente entre a Rússia e São Tomé e Príncipe, o Presidente de Cabo Verde disse que “há que respeitar as decisões soberanas dos países”.

“A CPLP é um espaço plural com múltiplas soberanias e talvez daí a riqueza desse espaço. Cada soberania está integrada no espaço geopolítico próprio com os seus desafios, portanto os países soberanamente tomam decisões que podem não ir ao encontro dos posicionamentos de outros [países], mas temos de respeitar as decisões soberanas dos países”, defendeu.

O chefe de Estado cabo-verdiano disse que “Cabo Verde tem acordos desde há muitos anos com a Rússia, mas relativamente à situação geopolítica atual tem um posicionamento muito claro”.

“Cabo Verde respeita a integridade territorial dos países, respeita a soberania dos diferentes Estados e considera que as fronteiras internacionalmente reconhecidas são invioláveis. Defendemos o Direito Internacional e a Carta das Nações Unidas, portanto condenamos veementemente a invasão russa à Ucrânia”, mostrando o como os PALOP são diversos!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  imagem que representa a diversidade de povos e a ligação emocional dentro da CPLP, destacando a unidade e a riqueza cultural dos países membros.