( Carta aberta aos Candidatos a euro deputados da AD, do BE, da CDU, da IL, do LIVRE, do PAN, do PS )

788 000 cidadãs e cidadãos mortos, russos e ucranianos não bastam?

Passados 27 meses de uma guerra brutal, a da Ucrânia, que ja originou o pedido do seu fim e de negociações de Paz, do papa Francisco, do PR do Brasil, Lula da Silva, do PR da Africa do Sul Cyril Ramaphosa entre outros e por razoes que vos deixamos abaixo,

“O Exército ucraniano calculou na terça-feira ter matado ou ferido cerca de 405.000 soldados russos em dois anos. 
O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, afirmou, por sua vez, em dezembro, que 383.000 soldados ucranianos foram feridos ou mortos desde o início da invasão.”
( in, https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2024/02/21/o-elevado-porem-inverificavel-balanco-de-mortos-da-guerra-na-ucrania.amp.htm )

Isto é, o numero de militares mortos ate agora, entre russos e ucranianos, serão algo como 1,44 vezes mais que o total oficial da população de Lisboa!

Aproximadamente 10.749 civis foram mortos e 15.599 feridos na Ucrânia desde que a Rússiainvadiu o país em fevereiro de 2022, de acordo com o Departamento de Crimes de Guerra da Ucrânia no Gabinete do Procurador-Geral disse à Interfax-Ucrânia

Mais ainda terão havido cerca de 14 milhões de ucranianos obrigados a fugir de casa e procurar refúgio noutro local, dentro ou fora do país, desde que começou a invasão em larga escala do país, por parte da Rússia, há dois anos.
( in, https://pt.euronews.com/2024/02/22/conflito-na-ucrania-ja-fez-14-milhoes-de-deslocados-segundo-a-onu )

O resultado desta guerra a Ucrânia precisará de nunca menos 8,3 mil milhões de euros ao longo de dez anos para a recuperação dos setores cultural e turístico, adverte a agência das Nações Unidas e mais se pode dizer que a invasão custou à Ucrânia, até agora, mais de 18 mil milhões de euros em receitas do turismo.

Aliás, “Até à data, o custo total dos danos físicos nos sectores da cultura e do turismo na Ucrânia é estimado pela UNESCO em quase 3,2 mil milhões de euros, em comparação com 2,4 mil milhões de há um ano, um aumento de 40 por cento” reporta Audrey Azoulay, diretora-geral da agência.

Neste cenário, a União Europeia tem sido com esta sra Leyen o maior doador da Ucrânia ate 15 de janeiro de 2024 ascendem a mais de 144 mil milhões de euros, de acordo com o Instituto de Kiel, que quantifica a ajuda militar, financeira e humanitária prometida e entregue à Ucrânia….
… Por seu lado, os Estados Unidos são o segundo maior fornecedor de ajuda à Ucrânia. Segundo o Instituto de Kiel, prometeram mais de 67 mil milhões de euros.
( in https://pt.euronews.com/2024/02/24/ucrania-dois-anos-de-guerra-em-numeros )

Ora em Portugal e na restante UE tudo se tem feito para fazer esquecer o impacto da política da sra Leyen e da sua Comissão Europeia nesta guerra que se teima em dar continuidade!

Por isso se silencia os 788 000 militares mortos e os mais de
10 000 civis mortos e o grau de desastre ja atingido na Ucrânia !

Acentue-se que do lago da economia global as exportações ucranianas de trigo e milho provavelmente cairão em quase um quarto na próxima temporada 2024/25 (de julho a junho), após uma colheita menor como resultado da guerra, disse o primeiro vice-ministro da agricultura à Reuters .

Divulgando pela primeira vez a previsão oficial para 2024/25, Taras Vysotskiy afirmou que a exportação de trigo pode cair para 14 milhões de toneladas, ante 18 milhões de toneladas em 2023/24. Já as exportações de milho podem cair de 27 milhões para 20 a 21 milhões de toneladas, embora os embarques de cevada devam se manter estáveis em 3 milhões de toneladas.

Esta brutal crise escamoteada é na Ucrânia fortemente sentida com o elevado numero de deserções e prisões políticas e a BBC revela “ Quase 20 mil homens fugiram da Ucrânia desde o início da guerra para evitar serem convocados, segundo uma reportagem exclusiva da BBC.
Alguns nadaram em rios perigosos para deixar o país. Outros simplesmente esconderam-se.
Outros, 21.113 homens, tentaram fugir, mas foram capturados pelas autoridades ucranianas, segundo o governo.”

Já divulgámos que estarão mais de 6 000 jovens ucranianos sobretudo, presos políticos por se oporem à guerra e ao regime de Zelensky, números que não serão muito diferentes do lado russo pois como ja referiu a RFI “Com a chegada da primavera, a neve derreteu e os protestos silenciosos e anônimos começaram a se destacar na paisagem. As mensagens são escritas a giz nas calçadas ou pintadas nos muros, ruas ou bancos dos jardins públicos. Dizeres como “Não à guerra”, ou “esta guerra não é nossa””

E segundo o Poder 360 houve nunca menos de 74 pessoas foram presas na Rússia a 17.03.2024, por se manifestarem contra o presidente Vladimir Putin, no 3º e último dia das eleições presidenciais no país.

Esta guerra, combatida nos dois países em conflito e exageradamente ampliada na restante Europa deveria ser fortemente combatida também pela UE fora e ficar bem patente nestas eleições Europeias com uma forte votação nos partidos anti guerra!

Mas ha que perguntar aos partidos pro guerra eslava - querem mais que os já existentes 788 000 militares mortos nestes dois anos de guerra?

Acham mesmo que valerá a pena continuar com a destruição, o degradar emocional, na Ucrânia?

Não ha um limite no numero de mortos que nos permita dizer Basta de Guerra!?

Porque não ouvir o papa Francisco e o PR do Brasil Lula da Silva?

Joffre Justino