E o Mundo escolhe a dor a divulgar, porquê?

Vejamos o que escreveu hoje, 30.09, um media português,

“Cerca de um milhão de pessoas fugiram das suas casas nos últimos dias no Líbano devido à campanha de bombardeamentos israelita, anunciou no domingo o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, recordando que o seu Governo anda há "sete ou oito meses" a apelar para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e no Líbano. ( https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2641299/hezbollah-nega-eleicao-de-hashem-safi-al-din-como-novo-lider )

E vejamos agora o que nao escrevem os media institucionais portugueses,

““Maputo, 21 Mar (AIM – Os ataques terroristas e extremismo violento que, desde Outubro de 2017, afligem os residentes dos distritos do norte da província de Cabo Delgado, já provocaram 1.460.055 deslocados internos, anunciou hoje, em Maputo, o secretário permanente do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Justino Tonela.
Embora não tenha abordado o número de mortos, fontes do governo e de outras organizações presentes no terreno apontam para mais de quatro mil cidadãos que já perderam a vida no mesmo período”, ( https://aimnews.org/2024/03/21/ataques-terroristas-fazem-mais-de-14-milhao-deslocados-internos-em-cabo-delgado/“

São, em Moçambique, entre falantes em português curiosamente, ( ou dramaticamente?) entre uma população maioritariamente islâmica, 1.460.055 deslocados internos, perdidos nas matas e quase todas e todos, deles se esquecem, martirizados que sao por uma seita fascio islâmica, ou que “oficialmente” assim se apresenta enquanto que só quer o gás Moçambicano!

Vá lá a gente entender porque raio as cristãs mentes se condoem e protestam, e bem, contra a brutalidade da guerra semita e porque raio, nem o PR, nem o governo, nem as oposições, nem as igrejas, a católica, as islâmicas e as outras, esquecem o povo pobre camponês das moçambicanas matas?

Será o poder do petróleo do medio oriente que nos move movendo noticias e até fake news enquanto que a pobreza não nos move?

Será que so contam o rico e o pobre das ricas regiões e o pobre das pobres regioes esse pode sofrer esquecidamente?

É que se tal é verdade então na realidade Marx e Engels tinham razão em avançar com as teorias do materialismo histórico e dialético para analisar o real concreto humano.

Mas não esqueçamos o campo das ideias! E aí temos o ambiente espiritual a envolver-nos! E se temos o Livre Arbítrio porque em vez de olharmos para o campo espiritual egoistica e individualmente porque nao nos vemos enquanto coletivo humano que se interroga coletivamente sobre a pós morte e para esse caminho avança também solidariamente e se reencontra num espirito de Amor e de dadiva escandalizando-nos e protestando contra a brutalidade entre os pobres dos ricos mas também entre os pobres dos pobres!

Sim o desastre das guerras eslavas e semitas são dramáticas mas dramática e também a brutalidade que cai sobre o pobre nosso irmão Moçambicano de Cabo Delgado!