Sobre o envio da Guarda Nacional pelo presidente dos EUA, Trump, para resolver  pela violencia os protestos em Los Angeles, o porta-voz da ONU, Farhan Haq, pediu a todas as partes que evitem o crescendo da  escalada.

"Esperamos certamente que todas as partes envolvidas aliviem a situação. Não queremos ver mais militarização desta situação e encorajamos as partes nos níveis local, estadual e federal a trabalharem para isso", disse Haq aos repórteres.

Questionado se a ONU considera o envio de tropas de Trump para a cidade  ato de  "militarização", Haq disse: "Acho que vocês estão cientes da situação no local, e o que queremos é ver uma redução nisso."

No sábado, Trump assinou um memorando invocando a sua autoridade para enviar um mínimo de 2.000 soldados da Guarda Nacional ao Condado de Los Angeles após confrontos entre autoridades de imigração e manifestantes.

Os protestos começaram na sexta-feira, 06.06, depois que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) terem detido centenas de pessoas em Los Angeles suspeitas de estarem vivendo ilegalmente nos EUA.

O governo Trump disse que continuará com as operações do ICE apesar dos protestos, como parte da repressão imigratória do presidente.

Críticos das perseguições dizem que o ICE está atrás de imigrantes ilegais cumpridores da lei, uma parte vital da comunidade e da economia local, em vez dos criminosos e "bandidos" que Trump há muito prometeu deportar.

A verdade é que estamos somente no inicio da crise certos que pelos EUA a violencia nao é facilmente contida desde que surgiu sobretudo depois de Trump detetminar o minimo de 3000 imigrantes presos dia!