É preciso alterar a composição do Conselho de Segurança da ONU !
Ao abordar o papel do Conselho de Segurança, o embaixador José Bustani defendeu a importância de alargar o número de membros do Conselho de Segurança da ONU, “Não podemos entregar as decisões do mundo a apenas cinco países”, e defendeu a inclusão de nações como Alemanha, Japão e África do Sul para promover um equilíbrio mais justo no cenário internacional.
“Óbvio que o Brasil tem direito de entrar para o Conselho de Segurança como uma voz da América. (…) Tem que ter países do Sul, tem que ter a própria Alemanha, tem que ter o Japão, enfim, que são países que são alinhados naturalmente com os países ocidentais, mas que são países que têm que ter uma voz, como o Brasil, como a África do Sul, quem sabe a Argentina, e quem sabe a Indonésia, quem sabe o Egito, enfim. Então isso tudo tem que ser negociado, mas isso não pode sair da nossa pauta de discurso, que o Conselho de Segurança não pode continuar tal qual. Não podemos entregar a cinco países as decisões do mundo, porque o mundo não está bem com esses cinco países decidindo o futuro do mundo”.
O embaixador Bustani também explicitou quais os desafios na cooperação internacional, destacando a necessidade de diálogo entre os países dos BRICS e relevou a importância de líderes capazes de persuasão e negociação para promover uma política externa altiva e ativa.
O embaixador Bustani alertou para a importância de se procurar fontes de informação alternativas ( o Estrategizando agradece ! ) e criticou a predominância da imprensa corporativa, controlada por interesses geopolíticos.
( vejam abaixo como subscrever o www.estrategizando.pt ! )
Em relação ao futuro, Bustani expressou otimismo quanto à capacidade do Brasil de contribuir para uma nova ordem mundial apelando à união de esforços, e defendendo uma abordagem colaborativa entre o Norte e o Sul global.
O diplomata acredita que a presidência brasileira no G20 pode ser um ponto de partida para essas transformações.
O Estrategizando sugere que o Presidente da lusa AR convide este embaixador a dar uma palestra a todos os lusos grupos parlamentares em especial aos da IL !
Joffre Justino Teixeira
*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).
More Stories
Montenegro: “Está a demonstrar ser muito caloiro”
O Enigma dos Oleodutos Nord Stream: Um Ano de Sabotagem e Silêncio Internacional
PARLAMENTO DO CANADÁ PEDE DESCULPA POR OVACIONAR UCRANIANO PRÓ-NAZI NA II GUERRA MUNDIAL