O Supremo Tribunal Federal, STF, do Brasil, julga, a 13.09, os primeiros réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Nove meses após os atos de depredação dos prédios sede dos três poderes, o Tribunal analisará os casos dos réus Aécio Lúcio Costa Pereira – o primeiro a ser julgado -, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.
Eles, cidadãos da extrema direita evangélica, ou equivalente, foram presos no dia dos ataques e respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, associação criminosa armada e dano contra o patrimônio público, com uso de substância inflamável e somadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
Aécio Lúcio Costa Pereira, morador de Diadema, em São Paulo, de acordo com a denúncia apresentada pela PGR, participou da depredação do Congresso Nacional, quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo no tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Durante os atos, ele postou um vídeo nas redes sociais enquanto invadia o plenário do Senado, onde foi preso pela Polícia Legislativa.
Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto (SP), é acusado de participar da depredação do Palácio do Planalto. Mathar foi preso pela Polícia Militar dentro do prédio.
Aécio Lúcio Costa Pereira, morador de Diadema, em São Paulo, de acordo com a denúncia apresentada pela PGR, participou da depredação do Congresso Nacional, quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo no tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados. Durante os atos, ele postou um vídeo nas redes sociais enquanto invadia o plenário do Senado, onde foi preso pela Polícia Legislativa.
Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto (SP), é acusado de participar da depredação do Palácio do Planalto. Mathar foi preso pela Polícia Militar dentro do prédio.
Moacir José dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR), foi preso pela Polícia Militar no Palácio do Planalto e também responde pela depredação do local.
Matheus Lima de Carvalho Lázaro, morador de Apucarana (PR). foi preso na Esplanada dos Ministérios portando um canivete, além de uma bandeira do Brasil e camisa do Brasil.
É falso que sejam todos os cheganos, que alinhariam em tais atos tresloucados, mas la que são amigos da elite chegana isso são !
Joffre Justino
Esperemos que o Brasil sirva de lição e que as condenações sejam bem duras, a ver se os que aceitam e se regozijam com o triste crime que destruiu por completo a imagem do Conselho de Estado português aprendem algo de vez !
Joffre Justino
*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).
More Stories
Bolsonaro: Uma Sentença Inelegível que Sacode o Cenário Político Brasileiro
O Tribunal Superior Eleitoral começa julgar recurso contra inelegibilidade de Bolsonaro
Brasil: PT e PCChina Assinam um acordo de cooperação entre os dois partidos