A Primeira Página do Ano, até hoje 19.08, cabe sem dúvida ao Público de hoje! Dar o dono a seu dono é um dos lemas do Estrategizando e assim como fazemos a crítica fazemos o elogio e hoje mais que bem merecido! Um aviso de dor, miséria e destruição feito numa revolta da Natureza sobre o como os Seres Humanos a tratam, por muito que seja antigo o Apelo espiritual ao cuido e não ao descuido como vemos com esta frase de Zoroastro! O que lavra a terra com dedicação tem mais mérito religioso do que poderia obter com mil orações sem nada fazer. Age como gostarias que agissem contigo ( Zoroastro ) Ou como refere Abdu’l-Bahá, “não é somente a seu próximo que os amados de Deus devem tratar com mercê e compaixão; antes incumbe-lhes manifestar a máxima benevolência a toda criatura vivente… Treinai vossos filhos desde a mais tenra infância a serem infinitamente carinhosos e amorosos com os animais”.
E vale recordar que segundo o pensamento espiritual recebemos segundo o Génesis o com que nos alimentarmos e vivermos
29
Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
30
E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
Então o que estas duas belas e dramáticas fotos nos mostram é o como estamos a destruir a Natureza e a ser pela Natureza penalizados.
As ganância, os ódios ao outro, a incapacidade ( demonstrada por exemplo na guerra eslava, ou nas guerras civis na RDCongo ) em saber gerir conflitos por via do diálogo e do privilegiar a Paz e o Respeito pelo Outro, ou em esquecermos que quando morremos nada levamos connosco e materialmente falando seremos a breve trecho somente Pó gera este absurdo delapidar da Natureza esquecendo que a Terra é a nossa Barca no Universo por muitos e muitos anos ainda e por muitas naves espaciais que construamos!
Ao destruirmos a Natureza estamos a reduzir o potencial de sobrevivência que nos envolve numa irresponsabilidade doentia e pior ainda como disse Einstein,
A natureza quando agredida não se defende, ela apenas se vinga.
A forma degradante como distribuímos a riqueza gerada a miserável apropriação da riqueza por uma ultra minoria dos 7,9 biliões de Pessoa gera esta cultura ansiosa de consumismo absurdo e degradação total do que nos rodeia e consciente ou inconscientemente a capa do Público de hoje 19.08, é um terrível aviso do que vai acontecer também na nossa vizinhança !
Joffre Justino
*) Apoie assinando o Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para os
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o sea comprovativo do valor da transferência realizada
More Stories
O Renascimento da Natureza: A Espetacular Redescoberta da Osga das Montanhas de Luzia em Santa Luzia, Cabo Verde
António Guterres Alerta para Risco dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Apela a um Plano de Resgate Global
Cimeira dos ODS em Nova Iorque: Líderes Mundiais Comprometidos com o Desenvolvimento Sustentável