26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Para um partido, o BE, com tantos economistas …

… que raio os impede de perceberem que há algo errado quando de 80 mil pedidos se recebem 7 mil…?

Na realidade, o problema central, mais do BE e do PS que do PCP reside no facto de se manterem amarrados ao estatismo e aos seus subsídios tendo perdido ao tempo o seu pedagógico papel de criação de uma economia alternativa, solidária e democrática por via do cooperativismo, do associativismo e do mutualismo

Aparentemente o BE, como o PS ou em bem muitissimo menor monta o PCP, ( muitissimo menor monta porque o PCP prova a sua força com a Festa do Avante e bem mais outros eventos ) não têm 10 mil militantes capazes de darem 8 euros cada um ao partido em adicional às quotizações e não têm porque se transformaram ( ponham o PCP de lado ) em partidos sugadores dos rendimentos dos militantes em vez de serem elementos dinamizadores desses rendimentos !

Ah não cabe aos partidos gerar riqueza ?

Riqueza para si é verdade que não mas riqueza para quem os apoia direi mesmo é obrigatório, porque a economia e a política se baseiam em expectativas e a derrota do BE e do PCP ( aqui sim aqui igualo) nas antecipadas MRSousistas resultou da não perceção das expectativas cidadãs – a Direita no poder ? Nunca e já bastaram 2011/2015 e ao que parece o BE feito mula teimosa recusa aceitar o desastre para as Esquerdas do PEC 4 e da repetição do mesmo para pior do OE/22!

Estamos à vontade por fizemos e repetiríamos campanha pelo voto nos partidos menores das Esquerdas perante o vivido no contexto do OE22 e repeti-lo-ia porque há que acima de tudo mostrar que ha mais Esquerda que existe se a que se encontra no Parlamento se mostra enquistada, incapaz de se abrir ao Povo de Esquerda anulando as experiências francesa e espanhola !

Na França a quase totalidade das Esquerdas uniu-se numa Frente eleitoral e nas Espanhas o PSOE governa com a aqui chamada extrema esquerda no governo !

Por cá, uma visão enquistada, tipo classe contra classe, impediu que a Geringonça fosse um governo de unidade das Esquerdas e pior gerou um fechamento em 3 grupos um com maioria absoluta e dois em queda !

Vê-se sem dúvida o como o PS é incapaz de fazer política mesmo mostrando uma governação aceitável e tudo porque anulou a militância a sua base social militante de intervenção, e vê-se o como o BE se encerra na clique parlamentarista, e o PCP num insuficiente defensismo incapaz de liderar o combate pela Paz na guerra eslava cometendo o mesmo erro que cometeu ao não querer liderar o combate contra a guerra colonial fascista !

Neste ambiente de apelo permanente ao autoritarismo por parte das Direitas, e com uma sua parcela já bem fascista, num ambiente de pré guerra global e de mutação de um unipolarismo para o multupolarismo defendido acerrimamente nas Esquerdas latino americanas se não caminharmos para a Unidade das Esquerdas arriscámo-nos a caminhar aceleradamente para a pós III guerra já feita com paus e pedras !

Joffre Justino

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.