26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

O capitalismo à portuguesa são salários de miséria no privado !

A geração mais qualificada de Portugal continua a ser desprezada pelos patrões portugueses que a empurram para o mercado laboral global no maio acinte!

Assim o INE esclarece-nós que os trabalhadores licenciados que menos ganham, em termos brutos, são os mais penalizados pelas empresas do privado comparativamente aos salários praticados no setor público.

Isto é o Estado que aguente a qualificação até no emprego que o patronato é contra as e os licenciados e os empurra para o Mercado Laboral Global pois os licenciados que menos ganham no setor privado recebem ordenados 40% inferiores quando se compara com os mesmos grupos que compõem a parte inferior da distribuição, isto é, onde vigoram os ordenados mais baixos para quem tem um curso superior, a dados de 2021 !

Desta forma diz-nos o INE, o grupo dos licenciados que menos ganhao grupo dos 10% pior remunerados aparece com uma média salarial de apenas 865 euros brutos no setor privado, menos 41% face ao salário médio bruto dos 10% de trabalhadores licenciados do setor público com menores rendimentos pois aí o salário médio é 1458 euros, ou seja, 593 euros superior face ao privado acontecendo o mesmo à medida que se sobe na distribuição de rendimento.

Em termos nacionais, fica provado pelos dados do INE que um licenciado do privado sai a perder mais de 23%, em média, face aos diplomados da Função Pública.

Ora aqui está o resultado da política salarial patronal esmoler e da política caritativista do governo que continua a bloquear a negociação coletiva de trabalho no país !

Trata-se de um estudo sobre 740,9 mil trabalhadores públicos e 3,799 milhões trabalhadores do privado e confirma as teses da CGTP e do PCP tornando bem opacas as soluções “miraculosas” dos ditos acordos de da dita Concertação Social!

O salário médio no setor público está na ordem dos 2019 euros, mais 684 euros, do que no privado, onde o ordenado bruto médio nacional se ficou pelos 1335 euros.

Eis o resultado da santa aliança do passospórtismo com o vieiradasilvismo hoje dominante no PS!

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.