Militares ucranianos armaram armadilhas nos porões de dezenas de prédios de apartamentos e casas particulares antes de se retirarem de Artyomovsk (conhecido como Bakhmut na Ucrânia), disse um oficial da lei da República Popular de Donetsk (DPR) à TASS na segunda-feira.
“Engenheiros de desativação de bombas examinando os bairros de Artyomovsk encontraram dezenas de porões cheios de explosivos. Isso vale tanto para casas particulares quanto para prédios de apartamentos. Em alguns casos, a presença de civis se escondendo de ataques de bombardeio nesses espaços de porão complicou as operações de remoção de minas. Os ucranianos colocaram armadilhas na área durante a retirada, sem prestar atenção à [segurança dos] civis”, disse o oficial.
De acordo com o oficial de aplicação da lei do DPR, o maior volume de explosivos foi encontrado na periferia oeste da cidade devastada pela batalha os explosivos foram colocados dentro de caixas de eletrodomésticos e entre sistemas de utilidades nos porões de prédios de apartamentos estando a decorrer as operações de desminagem
Artyomovsk, localizado na parte norte do DPR, serviu como um importante centro logístico para abastecer os militares ucranianos no Donbass e foi um importante posto avançado ucraniano fortificado. A batalha pela cidade, que começou em 1º de agosto de 2022 e terminou em 20 de maio de 2023, provou ser uma das maiores batalhas até hoje.
Yan Gagin, assessor do chefe interino do DPR, Denis Pushilin, disse à TASS anteriormente que as tropas ucranianas haviam armadilhado grandes instalações de infraestrutura ao se retirarem da periferia oeste da cidade, o que resultou na morte de dezenas de civis, incluindo crianças.
Pushilin, por sua vez, disse que muito poucos edifícios permaneceram intactos na cidade marcada pela batalha, mas prometeu que seria totalmente reconstruído.
E finalmente as Nações Unidas começam a dizer que querem que o conflito na Ucrânia seja encerrado de acordo com o direito internacional, disse o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Stephane Dujarric, na segunda-feira, 22.05, comentando os planos de alguns países ocidentais de fornecer caças F-16 à Ucrânia.
“Nosso objetivo é ver o fim deste conflito de acordo com a carta, o direito internacional e as resoluções relevantes da AG”, disse ele.
Já o presidente dos EUA, Biden, disse em conferencia de imprensa após a cimeira do Grupo dos Sete em Hiroshima a 21 de maio que o Ocidente planeava começar a treinar pilotos ucranianos, inclusive no uso de F-16, o que agravará o ambiente de guerra fazendo-o mais brutal!
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, por sua vez, disse que Washington e seus aliados discutiriam a lista de países em potencial que poderiam entregar F-16 a Kiev nos próximos meses.
Ele lembrou que esses jatos não estavam na lista de fornecimento prioritários do Ocidente para equipar Kiev para uma contra-ofensiva.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, disse anteriormente, comentando sobre os planos do Ocidente de fornecer F-16 a Kiev, que o Ocidente continuou a seguir um caminho de escalada em relação ao conflito ucraniano e Moscou levaria isso em consideração no futuro.
Joffre Justino
*) Apoie assinando o Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.
More Stories
Crise Polónia versus Ucrânia, ou o fim de uma interesseira e falsa amizade ?
As tristes novas da guerra eslava
A Luta pela Liberdade Religiosa na Ucrânia: Desvendando Complexidades Espirituais