Sepé Tiaraju é um dos muitos heróis indígenas que não são reconhecidos nos livros de História do Brasil.
Sepé Tiaraju foi um guerreiro indígena, considerado pelo seu povo como um santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por lei.
E foi este Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, que liderou uma rebelião contra os resultados do Tratado de Madri.
O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, que definiu os limites entre as respectivas colónias sul-americanas, por forma a acabar com as disputas que se sucediam
Pretendeu-se na verdade substituir o Tratado de Tordesilhas, que já não era respeitado por ninguém, e com o tratado de Madrid ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.
As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, que privilegiou a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites com o diploma a consagrar o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), e assim delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
Esse Mapa das Cortes, intitulado Mapa dos confins do Brazil com as terras da Coroa da Espanha na América Meridional, é um mapa e documento histórico produzido em 1749 e foi a base para as coroas portuguesas e espanholas formularem o Trarado de Madrid em 1750, e estabelecerem as fronteiras de atuação ibérica no continente americano.
Aliás foi o primeiro mapa a retratar o delineado triangular da costa oeste sulamericana, atual fronteira marítima brasileira.
Um dos principais momentos da vida de Sepé Tiaraju é a chamada Guerra Guaranítica, na qual ele liderou índios guaranis na resistência contra a desocupação dos Sete Povos das Missões que os espanhóis pretendiam.
A Guerra Guaranítica durou de 1753 a 1756, ano da morte de Sepé Tiaraju e foi o conflito armado que envolveu as tribos Guarani das missões jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como consequência do Tratado de Madrid.
O limite estabelecido entre as duas nações era demarcado pelo rio Uruguai, com Portugal a deter o território a leste do rio e a Espanha a oeste o que fez com que as sete missões jesuítas a leste do rio Uruguai, conhecidas como Missões Orientais, tivessem de ser desmanteladas e deslocadas para o lado oeste espanhol do rio.
Essas missões eram a São Miguel, Santo Ângelo, São Lourenço Mártir, São Nicolas, São João Batista, São Luiz Gonzaga e São Francisco de Borja que foram algumas das mais populosas da América do Sul com 26 362 habitantes, de acordo com um recenseamento dos jesuítas e muitos mais nas áreas circundantes.
Em 1754, os jesuítas entregaram o controle das missões, e os guaranis, liderados por Sepé Tiaraju, recusaram-se a cumprir a ordem de mudança.
Na realidade o exército espanhol não conseguiu remover os guarani das missões e o conflito , estendeu-se à região da La Plata mas a 10 de fevereiro de 1756, uma força combinada de 3 000 soldados espanhóis e portugueses lutaram contra os guaranis na Batalha de Caiboaté do que resultou a morte de 1 511 guaranis, enquanto os europeus sofreram apenas 4 mortes e só assim o exército conjunto luso-espanhol ocupou as sete missões.
Sepé fora criado como líder e treinado pelos guerreiros Guaranis, que e foram confrontados com as Missões Jesuítas que incluíam a região de São Gabriel (RS), onde vivia Sepé, onde introduziram novas formas de viver de abruptamente às comunidades indígenas originando a insatisfação das aldeias.
As missões se encarregavam de implementar nas aldeias Guaranis casas coletivas, centros administrativos hispânicos, expulsão de pajés (que eram substituídos por líderes jesuítas) e o estudo religioso com fim de conversão alterando a divisão das propriedades e dos trabalhos entre os indígenas.
Em 1750, foi estabelecido o Tratado de Madrid entre portugueses e espanhóis que determinou que Portugal iria ceder a região da Colônia do Sacramento, hoje Uruguai, à Espanha, em troca da cessão do território dos Sete Povos das Missões.
A tentativa de desocupação implicava que cerca de 50 mil indígenas fossem expulsos de suas propriedades e deslocados para outro território espanhol. ora os indígenas não aceitaram a proposta e tiveram o apoio de padres jesuítas da Companhia de Jesus.
Como a região era rica em gado e foi disputada com armas os espanhóis e os portugueses aliaram-se na luta contra os índios Guaranis como vimos atrás
Na Batalha de Caiboaté ficou Sepé disse uma frase que é hoje reconhecida historicamente e atribuída a sua figura: “Esta terra tem dono.”
A história de Sepé Tiaraju tornou-se um tema literário como acontece com a mais importante ‘Romance dos Sete Povos das Missões’, de 1975, de Alcy Cheuiche, que retrata a vida do guerreiro indígena brasileiro.
Joffre Justino
*) Apoie assinando o Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.
More Stories
O Enigma dos Oleodutos Nord Stream: Um Ano de Sabotagem e Silêncio Internacional
A Francofonia a perder-se na Guerra: Unipolaridade versus Multilateralismo!
China e Síria Anunciam Parceria Estratégica no Contexto das Mudanças no Tabuleiro Geopolítico do Médio Oriente