26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Bakhmut ou Artyomovsk?

É difícil dar notícia perante as propagandices de todos os lados

Uns dizem que tomado Bakhmut ou Artyomovsk as forças armadas russas destruíram uma ponte rodoviária perto da vila de Krasnoye, que era usada pelos militares ucranianos para transferir reforços para Artyomovsk, (ex Bakhmut), disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, no domingo.

“Uma ponte rodoviária foi destruída perto da vila de Krasnoye. Ela foi usada para transferir reforços ucranianos para Artyomovsk. Um depósito de munição da 60ª brigada mecanizada ucraniana [foi] também [destruído]”, disse ele.

Outros entretanto , dizem que depois de um quase reconhecimento da derrota do seu ucraniano exército, Zelenskiy recuou e veio afirmar que Bakhmut não foi capturado pela Rússia e que as tropas ucranianas permanecem na cidade, mas que ele não poderia dar informações claras, declarando, “Estamos a lutar graças à coragem do nosso povo, dos nossos guerreiros.
Entendo claramente o que aconteceu em Bakhmut.
Não posso compartilhar com vocês as visões táticas de nossos militares.
Bakhmut não está ocupado pela Federação Russa a partir de hoje. Não há duas ou três interpretações dessas palavras.”, estranhas e bem confusas palavras !

Na verdade o presidente ucraniano, Zelensky, admitiu numa reunião com o presidente dos EUA, Biden, em Hiroshima no domingo, que Kiev não controla mais Artyomovsk (o nome ucraniano da cidade: Bakhmut), de acordo com uma transmissão da CNN.
“Acho que não”, disse ele, face a uma pergunta da platéia sobre Kiev manter o controle sobre Artyomovsk, “mas você tem que entender que não há mais nada lá. É uma pena, é uma tragédia, mas a partir de hoje Bakhmut é apenas em nossos corações. Não há nada neste lugar”.

Na verdade no sábado, o Ministério da Defesa da Rússia informara e nos noticiamos que a libertação de Artyomovsk foi concluída como resultado da ofensiva dos destacamentos de assalto de Wagner, apoiados pela artilharia e aviação do grupo de batalha do sul.

Aliás o presidente russo, Putin, parabenizou as tropas de Wagner e militares russos pela libertação da cidade.

Artyomovsk, ou Bakhmut, está localizada no norte da República Popular de Donetsk e foi um importante centro de transporte para abastecer as forças ucranianas em Donbass, bem como um poderoso posto avançado ucraniano.

A luta pela cidade começou em 1º de agosto de 2022 e foi uma das maiores batalhas durante a libertação de Donbass desde 2014.

A Lusa dissera que a resposta de Zelensky à pergunta “Bakhmut ainda está nas mãos dos ucranianos? Os russos dizem que tomaram Bakhmut” fora “penso que não”.

Não se sabendo se em verdade um porta-voz do Presidente da Ucrânia Zelensky veio já negar neste domingo que Zelensky tenha confirmado a captura da cidade de Bakhmut pelas forças russas, face às declarações ambíguas à margem da cimeira do G7 no Japão.

E disse este porta voz “O Presidente desmentiu a captura de Bakhmut”, disse Serguei Nykyforov na rede social Facebook, citado pela agência francesa AFP.

Retomemos o diálogo com os jornalistas no final de um encontro de Zelensky com o homólogo norte-americano, Biden, realizado à margem da cimeira de Hiroxima e de acordo com a AFP, a pergunta foi a seguinte: “Presidente Zelensky, Bakhmut ainda está nas mãos dos ucranianos? Os russos dizem que tomaram Bakhmut”.

“Penso que não”, respondeu Zelensky, embora não tenha ficado claro se estava a responder à primeira ou à segunda parte da pergunta, segundo a agência noticiosa francesa.

E assim o porta-voz presidencial disse que a resposta de Zelensky se referia à questão da reivindicação russa da tomada de Bakhmut, e não sobre se as tropas ucranianas ainda controlavam a cidade, de acordo com a agência ucraniana Ukrinform.

Em seguida, virando-se para o jornalista que tinha feito a pergunta, afirmou: “o que tem de compreender é que não lá existe nada, todos os edifícios foram destruídos”.

“Para já, Bakhmut existe apenas nos nossos corações. Não há nada”, acrescentou, citado pela agência espanhola EFE.

Por isso a AP noticiou que Zelensky disse acreditar que a cidade tinha caído, que tinha sido completamente destruída pelos russos e que só estava agora nos corações dos ucranianos.

Em tom de desculpa mal amanhada o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), com sede em Washington, veio dizer que a captura russa do último terreno que restava em Bakhmut “não é significativa do ponto de vista tático ou operacional”.

Joffre Justino

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.