A “democrática” Angola ( para os ditos ocidentais que nela exploram todos os recursos naturais petróleo incluído ), é o maior produtor de petróleo em África ultrapassando a Nigéria no mês de Abril, revelou a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) e um dos mais pobres do mundo!
Feliz fica a Ministra das Finanças, Vera Daves, que já dissera que a produção petrolífera angolana se estabilizaria por volta do um milhão de barris por dia.
Segundo o relatório mensal da OPEP, Angola beneficiou de uma queda de 23% na produção petrolífera da Nigéria que nesse mês seguindo as orientações da OPEP+ produziu 999.999 barris por dia, uma queda dos 1,3 milhões de produção em Março.
Neste riquíssimo país os núcleos com três ou mais filhos representam 48 por cento dos habitantes e vivem na miséria, segundo a responsável pela área de projecções do INE, Teresa Espínola, e a agência noticiosa angolana (Angop).
Perto de 12 milhões de pessoas vivem actualmente em estado de consumo abaixo do limiar da pobreza, com despesas mensais de 12.181 kwanzas isto é de 24 dólares mês ao câmbio oficial), indicou Espínola, enfim 80 cêntimos dia!
Cerca de 6,5 milhões vivem em áreas urbanas e cerca de 5,3 milhões em áreas rurais, acrescentou o especialista numa conferência sobre o contributo da Estatística para o desenvolvimento socioeconómico e o combate à pobreza.
Em oito das 18 províncias, o flagelo atinge mais de 50 por cento da população e em 40 por cento dos municípios a proporção ultrapassa os 90 por cento, sobretudo nos locais onde têm ocorrido conflitos armados um ridículo de uma afirmação pois as guerras civis terminaram há 21 anos !
Entretanto desde 1992 que o MPLA vive de fraudes eleitorais apoiados por uma comunidade Internacional escrava dos interesses petrolíferos e diamantiferos
Pobre do meu Povo Angolano que viu-nos seu líder Jonas Savimbi destruído pelos donos do petróleo no mundo.
Joffre Justino
*) Apoie assinando o Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada
More Stories
O MPLA a enganar as famílias do 27 de maio de 1977, inclusive Francisca Van Dunem
A luta por direitos democráticos geram mais prisões e julgamentos em Angola e acentuam um debate entre ativistas!
A Exploração do Povo: Reflexões sobre a Realidade Angolana e o Desafio da Esquerda Internacionalista