26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Morreu David Crosby, um dos que fez a geração das décadas 60/70

O cantor, compositor e guitarrista David Crosby, membro fundador de dois influentes grupos de rock dos anos 60, os Byrds e Crosby, Stills & Nash (mais tarde Crosby, Stills, Nash & Young), morreu com 81 anos.

A causa da morte não foi revelada.

A morte foi uma surpresa para aqueles que seguiam a sua conta muito ativa no Twitter, onde continuava a twittar até esta 4.a feira

Um dos últimos tweets de Crosby na quarta-feira foi para fazer um comentário tipicamente jocoso sobre o céu: “Ouvi dizer que o lugar é superestimado … nublado”.

Crosby morreu na noite de quarta-feira, segundo um parente do cantor que enviou uma mensagem de texto ao New York Times com a hora da morte, mas não forneceu mais informações.

O ex-parceiro do CSNY, Graham Nash, que se separou de Crosby nos últimos anos quando o grupo seguiu caminhos separados, prestou homenagem nas redes sociais . “É com profunda tristeza que soube que meu amigo David Crosby faleceu”, escreveu Nash. “Sei que as pessoas tendem a referir-se ao como o nosso relacionamento tem sido volátil mas o que sempre importou para David e para mim mais do que tudo foi a pura alegria da música que criamos juntos, o som que descobrimos um com o outro e o profunda amizade que compartilhamos ao longo de todos esses longos anos…
“David era destemido na vida e na música”, continuou Nash. “Ele deixa para trás um tremendo vazio em termos de personalidade e talento neste mundo. Ele expressou sua mente, seu coração e sua paixão por meio de sua bela música e deixa um legado incrível. Estas são as coisas que mais importam. Meu coração está verdadeiramente com sua esposa, Jan, seu filho, Django, e todas as pessoas que ele tocou neste mundo.”

Há oito meses Crosby voltou às primeiras páginas quando disse que findava com as apresentações ao vivo, “Estou muito velho para o fazer. Eu já não tenho resistência; Eu não tenho forças.”

Mas ele disse que estava o mais ocupado possível: “Tenho feito discos em um ritmo surpreendente. … Agora tenho 80 anos, e vou morrer muito em breve. É assim que funciona. E então estou a esforçar-me muito para produzir o máximo de música possível, contanto que seja realmente boa … Tenho mais já pronta à espera.

Crosby voltou atrás quanto ao ter-se aposentado nas apresentações ao vivo, dizendo em meados de dezembro que havia mudado de ideia: “Ouso dizer isso? … Acho que estou a começar outra banda e a voltar a tocar ao vivo.”

Os hits de Crosby, Stills, Nash & Young lideraram a contracultura musical do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, assumindo-se contra a Guerra do Vietnam e Crosby em especial nunca escondendo as suas tendências políticas à Esquerda.

Por exemplo a canção, “Ohio”, foi escrita em resposta à morte de quatro estudantes da Kent State University. Os estudantes tinham sido assassinados pela Guarda Nacional de Ohio durante um protesto contra a guerra no Vietnam no campus em maio de 1970.

Alguns hits

  • 1969 Crosby, Stills & Nash (CSN)
  • 1970 Déjà Vu (CSNY)
  • 1971 4 Way Street (CSNY) (live)
  • 1974 So Far (CSNY) (compilation)
  • 1977 CSN (CSN)
  • 1980 Replay (CSN) (compilation)
  • 1982 Daylight Again (CSN)
  • 1983 Allies (CSN) (live and studio)
  • 1988 American Dream (CSNY)
  • 1990 Live It Up (CSN)
  • 1994 After the Storm (CSN)
  • 1999 Looking Forward (CSNY)
  • 2008 Déjà Vu Live (CSNY) (live)

Photo credit: WEBN-TV on VisualHunt.com