3 Fevereiro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

O general inverno só chegou há sete dias…

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, tem a suprema desfaçatez de prever nesta terça-feira, 27.12 um “inverno difícil” para os ucranianos, não para os EUA claro, ( apesar de as coisa não andarem la muito bem em termos climáticos) enquanto o país luta com as consequências do colapso da infraestrutura de energia por consequência da guerra eslava em que se envolveram desde 2024 !

“Ficaremos com a Ucrânia o tempo que for necessário. Um inverno difícil se aproxima para os ucranianos e trabalharemos incansavelmente com o G7 e outros parceiros para reparar, substituir e defender a infraestrutura energética da Ucrânia”, disse Blinken em um tuíte.

Em novembro, os Estados Unidos anunciaram um pacote de assistência de US$ 53 milhões que pretende ajudar a restaurar a infraestrutura de energia ucraniana, dia após dia a ser destruída, incluindo transformadores de distribuição, disjuntores, para-raios, seccionadores e veículos.A Rússia começou a atacar a infraestrutura ucraniana em 10 de outubro, dois dias após o ataque à ponte da Crimeia visandobo bloquear a distribui da energia, a indústria de defesa, o comando militar e as instalações de comunicação da Ucrânia.

E em consequência de tal, em meados de novembro, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que quase metade da rede de energia do país estava fora de serviço e na verdade hoje estarão dramaticamente 2/3 !

O general inverno enfim que só começou a 21.12 …