3 Fevereiro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Personalidades do ano 2022! (Nacional, Internacional e um Ato Solidário)

O Estrategizando apresenta neste 12º mês do ano que iniciou com a doçura do azeite de qualidade luso e que termina com o azedume típico do vinagre da pior qualidade, representada pela Guerra na Ucrânia! Não alinhamos na guerra como solução para nada. Temos entre nós quem viveu a mais estúpida das guerras lusas, a colonial e as guerras civis nos seus países, Angola e Moçambique e por isso sabem apreciar o valor da paz, da solidariedade e da fraternidade entre os povos.

Somos dos que exigem PAZ AGORA! Tenhamos a coragem de a exigir dos nossos representantes, pois as suas consequências são cada vez mais devastadoras em termos de vidas humanas e de recursos que muita falta fazem a todos depois de uma pandemia de 2 anos.

E assim, porque não só estamos a favor da PAZ, como estamos também a favor dos oprimidos e dos injustiçados, sendo que decidimos votar as Personalidades do Ano de 2002, a nível internacional e nacional, assim como distinguir um ato solidário não totalmente valorizado pela sociedade durante este Mundial de Futebol a decorrer no Qatar.

Luís Inácio Lula da Silva foi a personalidade internacional que o Estrategizando escolheu pois representa a esperança de uma sociedade carente de uma liderança sustentável, uma liderança que seja capaz de intervir nacional e internacionalmente, no Brasil, em todos os Países de Expressão Portuguesa e no Mundo, contribuindo massivamente para a sustentabilidade deste único planeta que temos, em que vivemos e queremos que sirva também para os nossos descendentes.

A Associação HELPO foi a personalidade nacional, “uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que tem como objetivo prestar apoio às populações mais vulneráveis, através da sensibilização de financiadores que permitam a implementação de programas e projetos nas áreas chave da nossa intervenção.

Em Portugal a HELPO presta apoio à população vulnerável ajudando na supressão de necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio à infância; Aposta em projetos de advocacia e capacitação da população. Nos Países em Vias de Desenvolvimento, a Helpo trabalha junto das e com as instituições locais, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente das áreas ligadas à Educação, Nutrição e Saúde Materno-Infantil, Ajuda Humanitária e de Emergência e Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”.

E por fim, o ato solidário escolhido pelo Estrategizando foi protagonizado pelo jogador da seleção do Senegal Ismaila Sarr na partida contra o Equador. Na última volta da fase de grupos, no dia 29 de novembro, o atacante que atua também no clube inglês Watford, marcou um golo de penálti, e logo após o ato, tapou os olhos com uma mão e simulou uma arma apontada contra a sua cabeça com a outra.

Esse protesto, foi quase que esquecido pelos media e chamava a atenção justamente para o silêncio e o desprezo do mundo face às guerras civis, em especial perante os massacres na República Democrática do Congo.

Parabenizamos estas três personalidades porque entendemos que os bons exemplos devem ser promovidos e divulgados por todos os agentes e instituições com responsabilidades na sociedade.