4 Dezembro, 2022

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Lisboa o melhor Terminal de Cruzeiros da Europa

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa conquistou o prémio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, atribuído pelos World Cruise Awards, distinção que demonstra a “crescente importância” da infraestrutura para o turismo e a cidade.

Estavam também nomeados os terminais de Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Portsmouth, Valletta e Zadar, a disse-nos a Administração do Porto de Lisboa (APL) em comunicado.

“Esta distinção vem destacar as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, destacou António Caracol, administrador do Porto de Lisboa, citado no comunicado.

António Caracol sublinhou também que o prémio atribuído ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado em novembro de 2017 e cujo custo global ascendeu a cerca de 28 milhões de euros, é importante numa fase em que a APL desenvolve um conjunto de ações numa “estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade”, como ao nível da sustentabilidade.

“Acreditamos fortemente que Lisboa — como porto e destino de cruzeiros — garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros”, acrescentou.

O Terminal foi um projeto da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, tem uma área de 13.800 m2 e um cais com 1.490 metros de comprimento com capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.

Os World Cruise Awards, lançados em 2021, visam reconhecer a excelência no setor global de cruzeiros, sendo um evento “irmão” dos World Travel Awards, que distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo.

Veja aqui as imagens de 2017 …