4 Dezembro, 2022

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

A Festa do Avante , onde a Política, a Cultura e o Turismo estarão presentes

A Festa do Avante , onde estarei com prazer…

“Quer que eu diga houve uma invasão? Houve. E o partido sempre condenou a invasão”

António Filipe (ex-deputado do PCP)

Conheço muito mal o Milhazes, nem tenho a certeza absoluta que tenha sido ele a levar-nos, a mim e ao Carlos Morgado, a um encontro pouco / muito clandestino ( por responsabilidade deles) com representantes de uma associação de pilotos ucranianos que queriam recuperar os corpos de camaradas seus, pilotos como eles, e abatidos em Angola pela UNITA quando bombardeavam as zonas da UNITA, mas relato aqui este facto para que fique claro que tenho razões, para dizer cubanos, russos e ucranianos todos o mesmo – os neo colonos de uma Angola que ganhou e perdeu a sua independência num mesmo dia, o 11 de novembro de 1975 !

Espero que um dia cubanos, russos e ucranianos possam pedir, ao lado dos EUA e da UE, desculpas pela forma como impondo-se a Portugal primeiro e ao MPLA a seguir exploraram as e os angolanas (os) e ainda o fazem hoje ( RPC ao lado).

Joffre Justino

Como vêm não esqueço, perdoo mas não esqueço nem me confundo e mesmo em 1975 entre conflitos quase físicos com os comunistas nunca me esqueci que estive em Caxias na mesma cela que um comunista, o cota Sousa, que insistia ( somos todos primos para quê andarmos zangados ?) e hoje sorrio quando vou ( e vou sempre que vou à Festa do Avante ) ao stand do PCChina, e o vejo na Festa do Partido Comunista Português o mais pro soviético de todos os partidos do Mundo, quando o PCChina foi quem inventou a tese do PCUS e da. URSS, socialfascista e socialimperialista

Hoje sou autogestionário e agradeço à paciência da Fernanda Lopes Cardoso o ter reforçado a minha visão de uma Esquerda autogestionária, ecologista e unitarista.

Divirto-me com os ataques de Milhazes à Rússia e não me importa que tenha mudado da sua juventude até hoje, o que me importa é o como ele cede aos interesses estadunidenses/ Natistas/ UE de Leyen e Sholtz, nem vendo como se contradiz pois a Ucrânia era parte essencial da URSS, um Estado Soviético com dois líderes soviéticos seus originários – Kruschev e Brejnev! – e não tem o passado limpo que os EUA e a Reader’s Digest querem apresentar!

Eu vou ver, com imenso prazer, e reportar, com mais prazer ainda esta Festa do Avante, onde irei ouvir alguns debates, assistir a alguns eventos culturais, jantar quase certamente no stand do Fado, passear na sua feira do livro ( e comprar alguns livros) entrevistar algumas personalidades brasileiras e de outras nacionalidades ( mas este ano o Brasil relevará com esta campanha eleitoral onde sou antibolsonaro ) e visitar como sempre o stand do PCC !

Vou ouvir entre outros os Mão Morta, a Dino D’ Santiago, a Carminho, etc., e petiscar e beberricar no stand do PT, do PCdB, vou olhar com um sorriso nos lábios e na alma, o stand dos liberais capitalistas do MPLA e se lá estiver um stand do PC da Ucrânia tentarei entrevistar algum dos seus responsáveis porque sei, na pele e na alma, o como doem as prisoes fascistas e sovietistas !

Encontrarei la, como de costume, alguns amigos, uns comunistas outros não, ( talvez até la veja um ou outro pro ucraniano, socialista ou bloquista, mas que sabe que vale usufruir desta Melhor Festa, política e cultural da UE!), com alguns trocarei um abraço cúmplice, pois das Esquerdas pro unidade somos, e criticámos o erro político do PCP ao votar contra o OE22 e porque queremos uma Unidade à Mitterrand ou à Melenchon!

A Festa do Avante merece um galardão do Estado Democrático português, pois passou dos ataques bombistas, às tentativas de boicote serôdias, “Não está ainda apurado se a explosão verificada ontem, cerca das 21 horas, nas instalações da FIL, foi provocada por uma bomba ou se fica a dever a um curto-circuito no interior da cabina de alta tensão. (…) O facto de a porta blindada da cabina de alta tensão ter saltado para o interior leva a crer que a explosão foi provocada do exterior, ficando assim, como hipótese remota, o ter-se dado um curto-circuito”, segundo o Diário Popular, sendo que agora, mais burguesmente nos divertimos com os ataques Milhazianos e mantém-se assim viva!

O mais divertido é ver os grandes partidos como PS e PSD, ou os bloquistas a serem incapazes de concorrerem ( e não é que estamos em economia de mercado?) com o PCP tentando lançar uma Festa política alternativa!

Recordo que a única força política que tentou concorrer com a Festa do Avante foi a autogestionária UEDS onde militei bem ativamente onde se realizaram duas Festas bem animadas mas bem mais pequenas!

Os direitolas deveriam sim agradecer ao PCP o impulso ao Turismo que traz esta sua Festa, já em fim de Verão e as receitas que tal traz ao país e nesse contexto deveriam sim promovê-la ativamente mundo fora!

Porque esta Festa é divulgada entre todas as forças políticas comunistas ( e neste planeta há muitas) e tal torna o país bem mais apetecível para não poucos das Esquerdas que nada têm a ver com Fátima ou só sol e praia !

Joffre Justino

Foto de destaque: Festa do Avante 2022