Marcelo foi justamente reeleito numa noite, discretamente triunfal!
A mesma noite em que Ana Gomes ficou em segundo lugar, tranquilamente, como era de esperar, Ela tinha um fôlego diferente,por si e por ser do P.S.donde lhe vieram,aliás, muitos votos.
Foi seguida depois por uma tempestade política, esta já contra o regime vigente: André Ventura do Chega que é uma dor de cabeça para todos os democratas.
Logo a seguir pelo candidato do PCP que perde tristemente, no Alentejo ,um território que era tradicionalmente um feudo seu.
Passou para o Chega mas com o dobro da percentagem, nas cidades onde governava a seu gosto,há 42 anos !
Depois, vem o Bloco de Esquerda , em queda livre. Foi castigado ainda pelo seu voto contra o P.S. na votação do Orçamento ,como na altura previ.
Marisa Matias, que se diz , agora, “social democrata ” se tivesse ido sozinha a votos, teria tido mais sufrágios! Entretanto, a sua agenda política era curta ,e mobilizava pouca gente
Contudo , ninguém hoje em Portugal no seu perfeito juízo, quer o “vermelho” em S.Bento como proclamavam certos militantes bloquistas. Fizeram com isso muito mal ao Partido, que matam com estes seus disparates !
Este “vermelho” em S.Bento era possível proclamar em 1975, porém, o caso ficou resolvido com a vitória do General Eanes no 25 de Novembro desse ano!
A outra surpresa para todos nestas eleições foi o aparecimento e ascensão do partido Liberal , mais credível e fiável para a Direita democrática, numa futura coligação, face ao desaparecimento do enfraquecido CDS ,cujos votos se vão transferindo, rápida, mas útilmente,para o “Chega” !
O P.S. continua no Governo, à frente a 12 pontos do PSD, com um volátil Rui Rio, no que se traduz depois, nas intenções de voto.
Entretanto, tudo depende da forma como Costa-PS gerir a pandemia nas suas diferentes frentes. Agora com um Marcelo mais exigente, atento, e acossado pela direita, que o ajudou a eleger e que tudo faz para deitar abaixo o PS.
Só uma nota,final : foi um grave erro os candidatos do PCP”e”Bloco” não se terem reunido com Ana Gomes para discutir uma fusão natural de uma candidatura única da esquerda!
Preferiram prosseguir e teimar no seu clubismo futebolístico , que os e nos levou, a esta triste derrota,apesar da vitória à Pirro de Ana Gomes, que tentou, inutilmente, chama-los à razão!
Se a questão tivesse sido resolvida de uma outra forma,teriamos levado a esquerda a uma esplendorosa vitória!
Em vez disso,tivemos uma triste derrota!
A ver se agora,para o futuro aprendem!!!
Entretanto, deixem- se de populismos baratos!
É preciso,é urgente vacinar já o Presidente da República ,o 1º Ministro, e alguns outros membros do Governo, assim como Secretários de Estado que estão a dar a cara, todos os dias, por nós !