Home Activismo COMO EU VI AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

COMO EU VI AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

por António Serzedelo

Marcelo foi justamente reeleito numa noite, discretamente triunfal! 

A mesma  noite  em que Ana Gomes ficou em segundo lugar, tranquilamente, como era de esperar, Ela tinha um fôlego diferente,por si e por ser do P.S.donde lhe vieram,aliás, muitos votos. 

Foi seguida depois   por uma tempestade  política, esta já contra o regime vigente:   André Ventura  do Chega que é uma dor de cabeça para todos os democratas.  

Logo a seguir pelo candidato do PCP que perde tristemente,  no Alentejo ,um território que era tradicionalmente um feudo seu. 

Passou para o Chega mas  com o dobro da percentagem, nas cidades onde governava a seu gosto,há 42 anos  !

Depois, vem o Bloco de Esquerda , em queda livre. Foi castigado ainda pelo seu voto contra o P.S. na votação do Orçamento ,como na altura previ. 

Marisa Matias, que se  diz , agora,  “social democrata ”  se tivesse ido sozinha a votos,  teria tido mais sufrágios! Entretanto, a sua agenda política era curta ,e mobilizava pouca gente 

Contudo , ninguém hoje  em Portugal   no seu perfeito juízo, quer  o “vermelho” em S.Bento como proclamavam certos  militantes bloquistas. Fizeram com isso  muito mal ao Partido, que  matam com estes  seus disparates !  

Este “vermelho” em S.Bento   era possível proclamar  em 1975, porém, o caso  ficou resolvido com a vitória do General Eanes  no 25 de Novembro desse ano! 

A  outra  surpresa  para todos nestas eleições  foi o aparecimento e ascensão do partido Liberal , mais credível e fiável para a Direita democrática, numa futura  coligação, face ao desaparecimento do   enfraquecido CDS ,cujos votos se  vão transferindo, rápida, mas útilmente,para o “Chega” ! 

O  P.S. continua no Governo, à frente a  12 pontos do PSD, com um volátil  Rui Rio, no que se traduz depois, nas intenções  de voto.

Entretanto, tudo depende da forma como Costa-PS gerir a pandemia nas suas diferentes frentes. Agora com um Marcelo mais exigente, atento, e acossado pela direita, que o ajudou a eleger e  que tudo faz para deitar abaixo o PS.

Só uma nota,final  : foi um grave erro os candidatos do PCP”e”Bloco” não se terem  reunido com Ana Gomes para discutir  uma  fusão natural  de uma candidatura única da esquerda! 

Preferiram  prosseguir e teimar  no seu clubismo futebolístico , que os e nos  levou, a esta triste  derrota,apesar da vitória à Pirro de Ana Gomes, que tentou, inutilmente, chama-los à razão!

Se  a questão tivesse sido resolvida de uma outra forma,teriamos levado a esquerda a uma esplendorosa vitória! 

Em vez disso,tivemos uma triste derrota!

A ver se agora,para o futuro  aprendem!!!

Entretanto, deixem- se de populismos baratos!

É preciso,é urgente  vacinar já o Presidente da República ,o 1º Ministro, e alguns  outros membros do Governo, assim como  Secretários de Estado  que estão a dar a cara, todos os dias, por nós !

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.