Home Artes Um Óscar para “Vitalina Varela”, de Pedro Costa?

Um Óscar para “Vitalina Varela”, de Pedro Costa?

por LUSA Estrategizando

Este filme entre o português e o cabo verdiano está entre os 93 filmes, de 93 países, na lista oficial de candidatos à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, divulgou a Academia de Hollywood, esta quinta-feira.

O filme, foi indicado como candidato à nomeação pela Academia Portuguesa de Cinema, no passado mês de dezembro, depois de “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, o primeiro a ser escolhido, ter sido excluído pelo International Feature Film Executive Comittee, da academia norte-americana de cinema, por esta coprodução luso-britânica ser maioritariamente falada em língua inglesa.

Recordamos que o filme de Pedro Costa teve estreia mundial em agosto de 2019, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de Melhor Interpretação Feminina e soma mais de 22 prémios, a maioria de melhor filme e melhor realização, em perto de 30 festivais internacionais de cinema, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina e em fevereiro, no dia 16, o filme será exibido ‘online’ pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, num ciclo dedicado ao melhor da produção cinematográfica de 2020.

Na semana passada, a publicação especializada Variety colocou-o em 19.º lugar na lista de possíveis candidatos ao Óscar de Melhor Filme Internacional; na segunda-feira e o Indiewire atribuiu-lhe a 15.ª posição.

No início do ano, a direção da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos aprovou a possibilidade de alargamento da lista de finalistas, nesta categoria, de 10 para 15 filmes.

A lista dos candidatos à nomeação de Melhor Filme Internacional, hoje publicada pela academia norte-americana, inclui também o documentário brasileiro “Babenco – Alguém tem de ouvir o coração e dizer: parou”, sobre o cineasta argentino radicado no Brasil, que morreu em 2016 e dirigiu “Pixote, a Lei do Mais Fraco” e “O Beijo da Mulher Aranha”.

Realizada por Bárbara Paz, que viveu com Hector Babenco, esta longa-metragem documental foi exibida em dezembro, em Lisboa, no âmbito do FestIn – Festival Itinerante de Língua Portuguesa, e foi distinguida em 2019, em Veneza, com o prémio da crítica independente e Melhor Documentário sobre Cinema.

“Babenco – Alguém tem de ouvir o coração e dizer: parou” é também candidato a uma nomeação para Melhor Documentário de Longa-Metragem, outra lista oficial igualmente anunciada hoje, e que inclui um total de 238 títulos.

Os 15 nomeados para Melhor Filme Internacional e os 15 nomeados para Melhor Documentário de Longa-Metragem serão anunciados no próximo dia 09 de fevereiro, em Los Angeles, cerca de um mês antes das restantes nomeações.

A Academia divulgou hoje, também, a lista de 27 filmes de animação, dos quais serão escolhidos os cinco nomeados para o Óscar de Melhor Longa-Metragem, nesta categoria.

Entre os candidatos está o mais recente vencedor do festival de Annecy, em França, “Calamity”, uma coprodução franco-dinamarquesa dirigida por Rémi Chayé, centrada na infância de Calamity Jane, a figura feminina lendária do Oeste americano.

“A Ovelha Choné: A Quinta Contra-ataca”, de Will Becher e Richard Phelan, “Soul – Uma Aventura com Alma”, de Pete Docter e Kemp Powers, o mais recente sucesso da Pixar, estreado pela Disney+, “Bombay Rose”, do indiano Gitanjali Rao, com produção da Netflix, “My Favorite War”, do letão Ilze Burkovska Jacobsen, que recorda os derradeiros anos de domínio soviético, e “Kill It and Leave This Town”, do polaco Mariusz Wilczynski, exibido em setembro no Festival IndieLisboa, com memórias da família e da cidade de Lodz, são outros filmes candidatos à nomeação.

“Scoob!”, “Bob Esponja, o Filme”, “Planeta Willy”, “Trolls”, “Os Croods”, “Bora lá” e “A Fábrica dos Sonhos” estão igualmente entre os candidatos a finalistas.

As nomeações para a 93.ª edição dos Óscares da Academia de Hollywood serão anunciadas no próximo dia 15 de março e a cerimónia está marcada para 25 de april.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.