Home Angola EKUS do meu KANTU- A Cronica de Fernando Heitor – nr.1 – TEMA:- NOTA de CONDOLÊNCIAS ao General Chilingutila

EKUS do meu KANTU- A Cronica de Fernando Heitor – nr.1 – TEMA:- NOTA de CONDOLÊNCIAS ao General Chilingutila

por Fernando Heitor

Curvo-me de comoção e tristeza perante a memória do malogrado general Demóstenes Chilingutila. 

Á família enlutada e ao Partido UNITA, endereço as minhas mais sentidas condolências. 

Conheci o Ge. Chilingutila em 1992 em Luanda, antes das eleições gerais, quando a coberto dos Acordos de Paz de Bicesse, os “ famosos “ generais das FALA vieram juntar-se aos outros generais das FAPLA, para criarem aquelas q são hoje as FAA e a Polícia Nacional . 

É um dos Lendários generais deste Pais ! 

Foi 2 vezes Chefe do Estado Maior das FALA. 

Só ouvíamos seus nomes e alguns feitos heróicos por eles protagonizados , nas antenas da Rádio Vorgan, transmitida na Jamba – Terras Livres sob controle da UNITA. 

Vi-o e abracei-o tal como a alguns outros, pela primeira vez, na delegação provincial da UNITA ( ali na descida do antigo Liceu Salvador Correia, para a Baixa de Luanda ). 

O edifício meio destruído ainda lá está . 

Chamei-o carinhosamente de “ Marechal das FALA “ ! O homem simpático, bem parecido, riu-se e surpreendeu-se quando lhe disse que Eu era o Fernando Heitor . “ Mas não pode? Eu pensei q o Dr. FH era um branco“ .

Gargalhadas. 

Pegou-me na mão e levou-me á sala onde estavam reunidos vários outros oficiais superiores das FALA e em voz alta apresentou-me . “ Voces sabem quem é este jovem ? É o Dr. Fernando Heitor nosso grande economista, de que o Velho fala algumas vezes. Será um dos nossos futuros Ministros !“. 

Fiquei bastante emocionado ! 

Eu, era na época, o  candidato nr.2 a deputado no círculo provincial de Luanda pela UNITA e com a dissidência do nr. 1 , acabei por ser eleito o primeiro Deputado da Oposição de que há memória, na República de Angola. 

E alguns anos depois, com a Paz dos Acordos de Lusaka o Pr.Savimbi indigitou-me para ocupar em 1997, o cargo de Vice Ministro das Finanças do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional ( GURN ) no qual o general Chilingutila também fez parte como Vice Ministro da Defesa . 

O General preferiu tal como alguns outros generais da UNITA ( de que destaco Lukamba Gato e Numa ), a carreira política e juntar-se á proa dos dirigentes políticos deste Partido. 

Foi nesta condição que conheci melhor a personalidade, lealdade, dedicação e coragem deste grande patriota . 

Pessoa bastante frontal, de trato facil , bem educado, nunca o vi mal disposto, nem a assumir posições radicais ou tribais . 

Sempre me tratou como Doutor Heitor ( e não como Maninho )!…

 “ O Dr. por favor não abandone a Unita. Não nos deixes. O Dr. é nosso , pertences á família UNITA ! Olha que o Pr. Samakuva gosta muito de si ! Essa é uma fase q vai passar … nós superamos coisas piores e estamos aqui ! “ 

Foram  as palavras/ conselhos que este general me deu quando abordei com ele a possibilidade da minha desistência da militância no Partido UNITA. 

Hoje sinto que perdi um amigo, um fã

( tal como Eu era também fã dele ). 

A UNITA perde um quadro dirigente de proa, um “ barão “ de alto nível e o País um combatente pela democracia e pela verdadeira angolanidade. 

Dirigentes com qualidade raras que estão a partir e nos deixarem cada vez mais órfãos de pessoas com qualidades singulares como a coragem política, a resiliencia, a lealdade partidária e a moderação nas relações com colegas, adversarios e não só ! 

Descanse em Paz, meu “ marechal “ na eternidade do Senhor Todo Poderoso. 

Honra e Gloria a tua memória . 

Com profunda tristeza, 

Abraço de Fernando Heitor 

Luanda, 24 Jan. 2021

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.