Curvo-me de comoção e tristeza perante a memória do malogrado general Demóstenes Chilingutila.
Á família enlutada e ao Partido UNITA, endereço as minhas mais sentidas condolências.
Conheci o Ge. Chilingutila em 1992 em Luanda, antes das eleições gerais, quando a coberto dos Acordos de Paz de Bicesse, os “ famosos “ generais das FALA vieram juntar-se aos outros generais das FAPLA, para criarem aquelas q são hoje as FAA e a Polícia Nacional .
É um dos Lendários generais deste Pais !
Foi 2 vezes Chefe do Estado Maior das FALA.
Só ouvíamos seus nomes e alguns feitos heróicos por eles protagonizados , nas antenas da Rádio Vorgan, transmitida na Jamba – Terras Livres sob controle da UNITA.
Vi-o e abracei-o tal como a alguns outros, pela primeira vez, na delegação provincial da UNITA ( ali na descida do antigo Liceu Salvador Correia, para a Baixa de Luanda ).
O edifício meio destruído ainda lá está .
Chamei-o carinhosamente de “ Marechal das FALA “ ! O homem simpático, bem parecido, riu-se e surpreendeu-se quando lhe disse que Eu era o Fernando Heitor . “ Mas não pode? Eu pensei q o Dr. FH era um branco“ .
Gargalhadas.
Pegou-me na mão e levou-me á sala onde estavam reunidos vários outros oficiais superiores das FALA e em voz alta apresentou-me . “ Voces sabem quem é este jovem ? É o Dr. Fernando Heitor nosso grande economista, de que o Velho fala algumas vezes. Será um dos nossos futuros Ministros !“.
Fiquei bastante emocionado !
Eu, era na época, o candidato nr.2 a deputado no círculo provincial de Luanda pela UNITA e com a dissidência do nr. 1 , acabei por ser eleito o primeiro Deputado da Oposição de que há memória, na República de Angola.
E alguns anos depois, com a Paz dos Acordos de Lusaka o Pr.Savimbi indigitou-me para ocupar em 1997, o cargo de Vice Ministro das Finanças do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional ( GURN ) no qual o general Chilingutila também fez parte como Vice Ministro da Defesa .
O General preferiu tal como alguns outros generais da UNITA ( de que destaco Lukamba Gato e Numa ), a carreira política e juntar-se á proa dos dirigentes políticos deste Partido.
Foi nesta condição que conheci melhor a personalidade, lealdade, dedicação e coragem deste grande patriota .
Pessoa bastante frontal, de trato facil , bem educado, nunca o vi mal disposto, nem a assumir posições radicais ou tribais .
Sempre me tratou como Doutor Heitor ( e não como Maninho )!…
“ O Dr. por favor não abandone a Unita. Não nos deixes. O Dr. é nosso , pertences á família UNITA ! Olha que o Pr. Samakuva gosta muito de si ! Essa é uma fase q vai passar … nós superamos coisas piores e estamos aqui ! “
Foram as palavras/ conselhos que este general me deu quando abordei com ele a possibilidade da minha desistência da militância no Partido UNITA.
Hoje sinto que perdi um amigo, um fã
( tal como Eu era também fã dele ).
A UNITA perde um quadro dirigente de proa, um “ barão “ de alto nível e o País um combatente pela democracia e pela verdadeira angolanidade.
Dirigentes com qualidade raras que estão a partir e nos deixarem cada vez mais órfãos de pessoas com qualidades singulares como a coragem política, a resiliencia, a lealdade partidária e a moderação nas relações com colegas, adversarios e não só !
Descanse em Paz, meu “ marechal “ na eternidade do Senhor Todo Poderoso.
Honra e Gloria a tua memória .
Com profunda tristeza,
Abraço de Fernando Heitor
Luanda, 24 Jan. 2021