Home África África e pilar social no programa na presidência da UE

África e pilar social no programa na presidência da UE

por Joffre Justino

Charles Michel presidente do Conselho Europeu defende que a cimeira entre a União Europeia e a União Africana estabelecerá um diálogo antes de decidir qual o melhor formato para realizar a mesma.

“Mas a questão mais importante não é o formato”, e destaca a necessidade de estimular o investimento e o desenvolvimento digital em África “Relançar a questão da dívida dos países africanos é também um tema que queremos salientar, para libertar um pouco mais a sua capacidade orçamental”, explica.

Já António Costa destaca a Cimeira Social que acontece a 7 de maio, no Porto, com o objetivo de “assumir um compromisso comum”. No dia seguinte, o objetivo é obter uma declaração “para reforçar o compromisso de todos no desenvolvimento do pilar social”.

Como o populismo é hoje uma ameaça e que este se alimenta do medo, Costa destaca a necessidade de “vacinar contra o medo”, sendo que a “melhor forma de o fazer é termos um pilar social forte” para que “ninguém fique para trás e todos participem na sociedade do futuro”.

Já quanto à polémica com José Guerra Antonio Costa afirma que “Não tem relevância para a presidência portuguesa” e diz que “não foi um tema abordado” na reunião com Charles Michel e este acrescentou que “mantém total confiança” em Portugal.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.