Home Activismo A grande derrota republicana americana ou o empate?

A grande derrota republicana americana ou o empate?

por Joffre Justino

As sondagens dizem que está tudo em aberto nas eleições da segunda volta para os dois lugares no Senado no estado da Geórgia, onde os democratas não elegem ninguém há 20 anos.

Jon Ossoff e Raphael Warnock ou Kelly Loeffler e David Perdue, eis os candidatos democratas e republicanos que farão História caso ganhem os democratas porque ganharão Presidência Congresso e Senado ou gerarão um empate dificultador da gestão se o senado for ganho pelos republicanos!

Será hoje terça-feira, a eleição  aos dois lugares em aberto para o Senado dos Estados Unidos, numa segunda volta que é decisiva para saber quem controlará a câmara alta do Congresso.

Dada a importância deste ato eleitoral tanto o Presidente eleito, Joe Biden, como Trump, se deslocaram à capital da Geórgia, Atlanta, para comícios de apoio aos seus candidatos.

Se Jon Ossoff e Raphael Warnock – os candidatos democratas conseguirem ambos uma vitória hoje, os democratas passam a controlar a câmara alta do Congresso dos EUA, onde já controlam a Câmara de Representantes, dando larga margem à estratégia política do Presidente eleito, Joe Biden mas basta que um dos dois candidatos republicanos, Kelly Loeffler e David Perdue, vença a corrida para que os conservadores mantenham o controlo do Senado, dificultando a vida ao futuro inquilino da Casa Branca.

Os democratas contam com o “efeito Biden”, para repetir o cenário que deu a vitória ao Presidente eleito neste estado do sul e os republicanos contam com a tradição de domínio dos conservadores e com a forte implantação do partido neste estado, acusando os candidatos democratas de terem uma agenda muito próxima da ala “socialista” do seu partido.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.