Home Direitos Humanos Assange não será extraditado do Reino Unido para os EUA

Assange não será extraditado do Reino Unido para os EUA

por Editor

Uma nota  da Amnistia Internacional que abaixo divulgamos deixa-nos satisfeitos pois Julian Assange não será extraditado para os EUA, como podem ler, 

Para divulgação imediata, segue a posição da Amnistia Internacional sobre a decisão da justiça britânica de rejeitar o pedido de extradição de Julian Assange para os Estados Unidos da América (EUA).

“Congratulamo-nos com o facto de Julian Assange não ser enviado para os EUA e de o tribunal ter reconhecido que, devido aos seus problemas de saúde, ele correria o risco de sofrer maus-tratos no sistema prisional dos EUA”, começa por indicar o diretor para a Europa da Amnistia Internacional, Nils Muižnieks.

O mesmo responsável afirma ainda que “as acusações nunca deveriam ter ocorrido”. 

“As acusações tinham motivações políticas e o governo do Reino Unido nunca deveria ter ajudado os EUA, de forma tão voluntariosa, na perseguição implacável a Assange”, prossegue. 

“O facto de a decisão ser correta e salvar Assange da extradição não isenta o Reino Unido de ter se envolvido neste processo com motivações políticas, a mando dos EUA, e de colocar em julgamento a liberdade de imprensa e de expressão. Estabeleceu um precedente pelo qual os EUA são responsáveis e o governo do Reino Unido é cúmplice”, nota Nils Muižnieks.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.