Home Direitos da Mulher Kamala Harris e as suas funções de Vice Presidente dos EUA

Kamala Harris e as suas funções de Vice Presidente dos EUA

por Antonio Sousa

A vice-presidente eleita Kamala Harris assumirá o cargo em janeiro como uma história inédita, quebrando um telhado de vidro e passando a ser uma das mulheres mais poderosas dos Estados Unidos.

Mas, à medida que o presidente eleito Joe Biden define o seu governo, dividindo responsabilidades, Harris corre o risco de cair na armadilha do vice-presidente armadilha tão antiga quanto o cargo – manter um cargo sem responsabilidades específicas e sem obrigações claras além de comparecer a eventos cerimoniais.

E assim um de seus primeiros desafios será garantir que ela não seja relegada para a margem de uma administração cheia de aliados e conselheiros de longa data de Biden, como aconteceu com outros ex-vice-presidentes, que se viram postos do lado de fora das grandes decisões e incapazes para garantir conquistas.

Até agora, aqueles próximos à transição dizem que Harris tem operado como um parceiro a 100% de Biden. Ela entrevistou candidatos nomeados para o Gabinete e deu a  sua opinião sobre as escolhas nasreuniões, Biden pediu sua opinião e assim ela esteve envolvida em ajudar a definir a agenda de políticas do próximo governo, disse um representante desta transição.

Responsáveis do governo anterior e pessoas próximas a Biden e Harris dizem que esta dinâmica corre o risco de se deteriorar quando a dupla entrar no ambiente intenso de onde uma vice-presidente e sua equipe têm que enfrentar interesses conflitantes em toda a administração.

O sucesso é frequentemente encontrado para um vice-presidente por meio da equipe e os aliados avisam que Harris está a criar uma equipe que não tem um relacionamento sólido com os principais assessores de Biden. 

Na verdade a maioria dos membros da equipe de Harris também são novos para ela e não trabalharam juntos antes da transição.

Vice-presidentes recentes têm tentado, com vários níveis de sucesso, encontrar uma função para si assumindo projetos importantes na administração ou assumindo o controle de um setor-chave do governo. 

Quando Biden se tornou vice-presidente, foi incumbido, cerca de um mês após o início do governo Obama, de supervisionar a resposta federal à crise econômica. O atual vice-presidente Mike Pence se tornou o principal negociador da Casa Branca em Hill nos primeiros meses de seu mandato pelos esforços para revogar o Obamacare e aprovar uma revisão tributária.

Harris, que passou pouco menos de quatro anos no Senado e seis anos como procuradora – geral da Califórnia, ainda não recebeu uma pasta ou foco para o próximo governo. Em vez disso, Biden forneceu uma descrição mais ampla de seu trabalho, dizendo durante uma reunião na CNN no início deste mês que planeia contar com a ajuda de Harris em qualquer que seja a “necessidade urgente do momento” e Harris descreveu seu papel como sendo “a primeira e a última na sala”.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.