Home CPLP As Máscaras da Paixão

As Máscaras da Paixão

por Editor

Trata-se de uma obra de ficção de Maria Lucília F. Meleiro, romance situado no século XIX português, inspirado na correspondência interna dos reis D.Pedro V e D.Luís I. Dois irmãos, dois destinos, e as paixões inconfessáveis da Casa de Bragança.

No rescaldo das profundas convulsões que abalaram o nosso país nessa época, evocação de dois reinados de charneira e síntese, em que o rei exercia, à sombra da Constituição, um poder moderador, a que não é estranha a própria personalidade do monarca. Entidade supra partidária, a ele compete manter a coesão e o consenso entre as várias forças que se agitam no xadrez político. À volta do rei D. Pedro V e de D. Luís I geram-se vários mitos ainda hoje perduram.

Uma investigação realizada a partir de cartas, diários, anotações e reflexões que permitem reescrever a história, arrancando máscaras, sob as quais fervilham tumultos inconfessáveis e secretas paixões.

A escritora Maria Lucília F. Meleiro é natural de Lisboa, licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez pós-graduações e mestrados em Desenvolvimento Pessoal e Social, com uma tese sobre Desenvolvimento e Imaginação e em Literatura Inglesa com uma tese sobre Thomas Browne. Leccionou Inglês e Alemão durante alguns anos, no Liceu Pedro Nunes, traduziu vários romances, e a sua obra divide-se entre o ensaio, a ficção e a poesia.

Durante algum tempo participou também em exposições colectivas e individuais de pintura, tendo-se dedicado em seguida exclusivamente à escrita. A escritora, é membro da direcção da C.E.A.E. (Centro de Estudos Arqueológicos e Etnológicos), da A.P.E. (Associação Portuguesa de Escritores) e da S.P.A. (Sociedade Portuguesa de Autores) e fez parte do corpo redatorial da revista Osíris durante três anos.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.