Home Artes O Dia do Tango

O Dia do Tango

por Joffre Justino

Escapou-nos o Dia do Tango que é comemorado a 11 de dezembro, a data em que nasceu Carlos Gardel em 1890.

No âmbito da celebração do Dia do Tango, e do nascimento de um dos seus mais reconhecidos intérpretes, Carlos Gardel, esta sexta-feira vale a pena conhecer os oito melhores tangos da história seguindo o 

https://www.telesurtv.net/news/conozca-mejores-tangos-historia-20201210-0029.html?utm_source=planisys&utm_medium=NewsletterEspañol&utm_campaign=NewsletterEspañol&utm_content=29

O tango é um gênero popular complexo que inclui dança, música, canção, narrativa, gestos e drama. E compartilharemos oito das melhores canções do tango, presentes em diferentes seleções argentinas e internacionais.

El choclo

Esta canção cujo título se refere ao milho, é uma das peças mais populares do tango, e faz parte da história do gênero.

A composição de “El choclo” é atribuída a Ángel Villoldo, e estreou-se em 1903, embora se diga que a melodia foi criada por Casimiro Alcorta cinco anos antes, este tango certamente se tornou um sucesso executado pela Orquestra Typica Los Reyes del Tango e de Tita Merello, entre outros.

Tita Merello canta “El choclo” – La historia del Tango 1949

Fuga y Misterio

Esta peça não pode faltar na lista dos melhores tangos da história, pois foi criada pelo mais importante compositor de tangos do mundo, Astor Piazzolla, que elevou a qualidade dos sons deste género musical que reflecte parte da cultura de Argentina, como Uruguai.

ASTOR PIAZZOLLA EN VIVO EN EL TEATRO COLÓN – FUGA Y MISTERIO – 11-6-1983 – HD

Por una cabeza

O famoso tango Por una cabeza é reconhecido mundialmente, e tem transcendido gerações com a interpretação de diferentes artistas, desde que Carlos Gardel o compôs em Nova York (Estados Unidos) em 1935 com letra de Alfredo Le Pera, onde se compara uma corrida de cavalos com os acasos de alguns relacionamentos românticos

Por una Cabeza (Original) – Tango – Carlos Gardel

La Cumparsita

Outra famosa canção deste género musical Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) é a Cumparsita, um tango de origem uruguaia.

Esta peça musical criada pelo compositor Gerardo Matos, para acompanhar a trupe carnavalesca no final de 1915, e posteriormente arranjada por Roberto Firpo.

Foi proclamada em 1988 como hino popular e cultural uruguaio, e interpretado pela lenda do tango Carlos Gardel, bem como por outros artistas como Julio Iglesias.

La Cumparsita

El día que me quieras

Esta canção composta por Carlos Gardel e com letra de Alfredo Le Pera, com arranjos musicais de Terig Tucci, foi gravada pela primeira vez em Nova York (EUA) em 19 de março de 1934.

São cerca de 200 versões do tango El día que me quiero, entre as quais se destaca a versão do cantor mexicano Luis Miguel. 

Esta peça musical imortalizada por Gardel, foi também a canção de um filme homónimo, dirigido por John Reinhardt.

Carlos Gardel – El día que me quieras (Letra-Lyrics) [HQ]

Bésame mucho

Um tango de renome internacional, que se destaca pelo romantismo e a suavidade. Bésame mucho, é uma bela peça escrita pelo pianista e compositor mexicano Consuelito Velázques e já foi interpretado por muitos artistas, incluindo a talentosa Cesaria Evoria.

Besame Mucho Cesaria Evora

Cambalache

Cambalache é um tango argentino de 1934, correspondente à chamada “Década Infame” que Enrique Santos Discépolo denuncia em suas letras, que o compôs para o filme El alma del bandoneón. Além da versão de Gardel, uma das mais lembradas do tema Cambalache há a do cantor Julio Sosa

Julio Sosa – Cambalache y Sus ojos se cerraron

A media luz

Esta canção apresentada na capital do Uruguai em 1925, foi escrita por Carlos César Lenzi e musicada por Edgardo Donato. 

A media luz é um dos tangos mais famosos da história e um dos mais percorridos por diversos artistas, entre os quais o maior representante do gênero, Gardel.

Carlos Gardel – Tango – A media luz

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.