Valha-nos Deus !
Este Programa veio num mau momento e parece até ser uma “ fuga em frente “, desesperada, gizado para a reconquista da popularidade do PR João Lourenço, vulgo Jlo.
Se for o caso, mais uma vez seus Assessores políticos e Estrategas partidários estão errados ! E aqueles que se preocupam com a imagem de “ Presidente de todos os angolanos “, que JLo sempre se preocupou e muito bem, em assumir desde que tomou posse, também ficam mal na fotografia.
Estão a prestar mau serviço ao PR de todos nós ! E porqué?
Porque
(1)- Combate a Corrupção não se pode confundir com diversionismo ou séries de ficção ou thriler . É assunto muito mais sério, envolve pessoas e famílias .
(2)- Porque a Lei é bem clara e prevê a presunção da inocência e o respeito aos direitos humanos ..
( 3)- Porque as investigações das autoridades ( SIC ) estão sob sigilo e não devem ser perturbadas por programas televisivos que as possam influenciar. Esqueceram que os investigadores e juízes, também têm televisão em casa e ouvem notícias nas rádios ? São seres humanos como nós e não extraterrestres ? ..
( 4 ) – Porque o cidadão angolano nesta altura, está focado mais nos seus gritantes problemas pessoais e familiares, agravados por essas Crises multidisciplinares, contra as quais procura encontrar saídas !
Os cidadãos angolanos na sua grande maioria , não estão nada interessados em saber quem foram nem como praticaram a corrupção e o Roubo aos cofres do Estado, estes “ artistas “ do programa “ Banquete” !
Eu mesmo Fernando Heitor, só assisti na integra um vez . E na segunda vez, nem consegui assistir a tudo e mudei de canal .
Falta bom senso, pedagogia e sentido de responsabilidade neste programa. Por isso, Estou entre os angolanos que repudiam esse programa intitulado de. “ Banquete “ com um espírito sensacionalista de contornos sádicos inaceitável, num Estado como o nosso que ainda engatinha na sua adolescência democrática e que por essa via populista de denúncia mediática, irá fazer com que o nosso Estado Nação, leve muito mais tempo a se afirmar e consolidar como tal !
Sempre estive desde 1976, na primeira linha dos angolanos a criticar a má governação neste País e em especial a prática da Corrupção, tráfico de influências, abusos de poder e roubo ao erário público.
Critiquei na primeira pessoa, em crônicas publicadas em Semanários angolanos, em entrevistas nos media angolanos e em debates na Assembleia como deputado, a desgovernação deste País no tempo do Regime Eduardista, em que era mais difícil e até perigoso, fazê -lo .
Mas, também aplaudí algumas vezes , as ações governativas bem executadas. Hoje passados 3 anos, como reformado partidário , continuo nesta linha de não só criticar o que anda mal no nosso Pais, mas também a ser dos primeiros a reconhecer o que está bem e a encorajar os governantes a seguir boas práticas e encontrar um melhor Modelo desenvolvimentista para este País e seu povo !
Anda não o temos .
Se o tivéssemos não estaríamos hoje em Depressão econômica ( pior do que Recessão )!
É evidente que só não Erra, quem passa a maior parte do tempo a dormir e a não trabalhar , tipo “ bitacacanha ” ( mauindo ) como dizia minha saudosa mãe !
Mas, francamente , à quase meio século que este mesmo Partido e seus “ iluminados “ , andam a tentar e não conseguir .
A Errar mais do que a corrigir !
Já muitas gerações de angolanos foram afectados negativamente !
Não pode ser !
Eu Fernando Heitor estou convicto e defendo a teoria segundo a qual, a melhor pedagogía e boa moralização dos cidadãos, contra a Corrupção, não se faz desta forma com estes métodos sensacionalistas difamadores e nas antenas da rádio ou televisão e redes sociais, excessivamente propagandística, tresloucada, sem respeito a presunção de inocência !
Nada disso .
Haja mais respeito e consideração pelas pessoas , mesmo que tenham cometido actos ilegais e lesivos ao erário público.
Por isso e não só , contínuo a apelar a quem de direito , que institua uma Câmara especial que trate judicial e judiciosamente, os actos de Corrupção e Roubo ( de colarinho branco ) do passado, de forma mais rápida ( sumária ) e discreta !
Porque a vida continua e o País tem pela frente desafios enormes para enfrentar e vencer !
Ontem foram os pais e filhos dos outros, que se aproveitarem da “ fezada “ da impunidade.
Hoje os protagonistas são outros e amanhã poderão ser estes mesmos pais e filhos, que hoje se riem e difamam publicamente os outros, a serem os “ Pitéus” deste mesmo Banquete e em formato se calhar mais sensacionalista ainda !
Por amor de Deus … O Estado deve dar o exemplo de respeito e consideração a todos os angolanos.
Ninguém deve ser considerado melhor, mais bonito ou mais cidadão do que os outros . A lei é igual para todos e deve ser interpretada e aplicada de forma igual para todos os cidadãos .
Nossa Constituição, é clara sobre isso !
De onde vem tanta assanhadice malévola, para estarem a expor dessa forma imunda esses cidadãos !
Que o Executivo preste mais atenção os aos problemas do presente e perspective melhores soluções para o futuro e não insista em nos distrair com “ novelas “ sobre comportamentos e atitudes mafiosas do passado, cujos males já estamos mesmo a sofrer hoje , no nosso dia-a-dia .
Como diz a sabedoria dos homens :- “ Ninguém consegue corrigir o passado .. então concentremos os nossos esforços para melhorar o presente e nossa visão para estruturar bem o nosso futuro !”
Corromperam-se ? .. claro que Sim .
Roubaram de mais ? Claro que sim … Mas quem foi que lhes permitiu tanta impunidade !?
Quem lhes proporcionou o Bar aberto , a mesa posta, para desfrutarem “ á grande e à francesa “!
Agora, nesta nova fase Lourencista, é preciso mais bom senso e sentido patriótico de responsabilidade, entre nós x Por amor de Deus !
Que alguém lá do alto do seu poderoso pedestal, Oiça o EKU das minhas indignações e conselhos !
Xaleno kiambote . Fiquem bem .
Por :- Fernando Heitor em Luanda 12/12/20
KALLISTO – VÍTIMAS DA MENTIRA (VIDEO OFICIAL)