Home Business A TAP é um Luxo?

A TAP é um Luxo?

por Joffre Justino

A TAP foi das empresas altamente perdedoras com a pandemia pois perdeu mais de 700 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. 

Fortemente penalizada pela pandemia, com uma quebra de 70% no número de passageiros transportados, a companhia aérea assume que viverá  um “período de incerteza sem precedentes” que poderá agravar ainda mais as contas. O cenário de prejuízos de mil milhões em 2020 está em cima da mesa

São estes os dados do plano de reestruturação que o Governo vai entregar em Bruxelas até à próxima quinta-feira e vão a conselho de ministros extraordinário esta terça-feira à noite com acTAP a necessitar de novos financiamentos nos próximos quatro anos, até um valor da ordem dos 1,8 mil milhões de euros, que poderão resultar de injeções de fundos públicos ou de garantias de Estado a novos empréstimos, que se somarão aos 1.200 milhões de ajudas em 2020. 

O objetivo da TAP é atingir o equilíbrio operacional em 2023 e gerar fundos a partir de 2025 para amortizar dívida sem necessidade de novos financiamentos

O Governo quer levar ao Parlamento a votação do plano de reestruturação da TAP, que obriga ao despedimento de cerca de dois mil trabalhadores e a cortes salariais médios de 25%. 

Recordamos que em 2000  a TAP opera para 38 destinos, com 35 aeronaves com 5,4 milhões de passageiros transportados e os resultado da TAP nesse ano foram de 110 milhões de euros negativos

Em 2015, aquando da privatização, a companhia de avião de bandeira tinha ao seu dispor 77 aeronaves e Antonoaldo Neves o então presidente disse, “O planeamento em 2015 era passar de 77 para 80 aviões. De 2015 a 2019 – em quatro anos – conseguimos 100 e já temos em torno de 20 aviões no total encomendados”.

De repente veio a pandemia do Covid-19 e a TAP treme por regressar a 80 aviões? Ou pior a TAP é  um luxo por haver a necessidade de manter num país de turismo baseado uma companhia aérea nacional !? 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.