Home Business As fugas fiscais, o roubo aceite?

As fugas fiscais, o roubo aceite?

por Joffre Justino

Nao basta saber que mundo fora temos Governos isto é os seus cidadãos a perderem no minimo cerca de 360 mil milhões de euros por ano em impostos que deveriam ter recolhido ao tributar os lucros empresariais e a riqueza gerada nas suas jurisdições e que se esvaem paraísos fiscais fora. 

O valor acima supera o total do PIB português ou finlandês e os culpados por estas perdas contam-se pelos dedos de uma mão, segundo  o último relatório da Tax Justice Network (TJN).

Do total de perdas, cerca de 205 mil milhões de euros ficam pelo caminho porque as multinacionais transferem os seus lucros para estes chamados paraísos fiscais ( paraísos para alguns …) onde escondem os ganhos que efetivamente auferiram nos países em que operam e, desta imoral forma pagam menos impostos do que deveriam fugindo à obvia comparticipação para a responsabilidade social

Ao montante acima adicionam-se nunca menos de 152 mil milhões que se perdem porque os milionários com grandes fortunas escondem bens e rendimentos não declarados no estrangeiro, fora do âmbito da lei, revela o TJN.

Quanto aos lucros das empresas, segundo o TJN, são quatro os países responsáveis por 55% dos abusos fiscais a nível mundial a ver – Reino Unido, Holanda, Luxemburgo e Suíça, classificados  como o «eixo da evasão fiscal».

O TJN revela que mais de 548 mil milhões de euros em lucros empresariais são transferidos para o «eixo da evasão fiscal» todos os anos, custando ao mundo cerca de 100 mil milhões em impostos perdidos por abuso fiscal. 

O «eixo da evasão fiscal» é responsável por 47% dos 205 mil milhões de dólares perdidos na arrecadação de impostos.

No entanto, se os prejuízos fiscais com a evasão fiscal privada forem incluídos, o «eixo da evasão fiscal» passa a ser responsável por 55% de todos os prejuízos fiscais sofridos pelos países ao redor do mundo, custando ao todo quase 198 mil milhões de euros em impostos perdido todos os anos.

E não querem os “liberais” que as Esquerdas sintam que há que pôr fim pela força se necessário a este escandaloso e ilegal e imoral roubo ? 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.