Home China A pandemia e Trump derrotam os EUA e quem ganha é a RPChina

A pandemia e Trump derrotam os EUA e quem ganha é a RPChina

por Joffre Justino

Esta economia trumpista de bloqueamento à livre circulação de bens serviços e capitais ( deixando de fora a livre circulação de Pessoas) pôs a economia norte-americana incapaz de recuperar da pandemia, e assim a RPChina ultrapassou os EUA no terceiro trimestre deste ano, passando a ser a  principal parceira comercial da União Europeia .

Nos os primeiros nove meses de 2020, as trocas comerciais entre a RPChina e a UE geraram cerca de € 425,5 bilhões enquanto que entre os EUA e a UE resultaram em € 412,5 bilhões segundo o Eurostat.

Houve assim um aumento de 4,5% das importações da China e a manutenção de suas exportações com os UE, e um decréscimo em 11,4% e 10% de importações e exportações, na relação EUA-UE, segundo  a agência AFP. 

Depois de uma queda de 6,8% nos primeiros três meses de 2020, a RPChina volta a ver crescer o seu Produto Interno Bruto, PIB, em cerca de 4,9%, de acordo com o jornal Xinhua.

A RPChina volta a mostrar à comunidade internacional que não  ficará fora da concorrência global ficando todos a aguardar como evoluirá a economia dos EUA com Biden isto é se superará o fracasso trumpista.

Na verdade o ideal seria uma economia global solidária e sustentável centrada na distribuição da riqueza e numa economia de Saber não só digital mas de Democracia política social economica e cultural 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.